Música e solidariedade marcam a 10ª edição do Festival de Música Playing for Change Day, neste sábado (24) e domingo (25), na praça Afonso Botelho, em Curitiba. O festival é gratuito e oferece programação voltada à toda a família, com bandas e artistas locais. O evento também busca arrecadar doações para o instituto que, há sete anos, atua transformando a vida de crianças e adolescentes no bairro Cajuru. Veja abaixo como ajudar.

Festival vai ser na Praça Afonso Botelho. Foto: Divulgação.

O Playing for Change Day teve início em 2011 e é um dia de celebração da música, promovendo apresentações artísticas e musicais em praças, parques, bares e escolas em diversos países. O propósito é mostrar a importância da música como agente transformador da sociedade. 

O evento tem como finalidade proporcionar que a comunidade tenha acesso a uma variada gama de atrações artísticas e culturais gratuitas, permitindo também que artistas locais e bandas regionais possam divulgar e compartilhar seus trabalhos com o público em geral, desenvolvendo e fomentando a produção cultural local. 

Crianças do instituto também farão apresentações. Foto: Divulgação.

Ajuda social

O festival também tem como objetivo arrecadar recursos para a manutenção do Instituto Playing for Change, instituição sem fins lucrativos, que conta com 16 programas educacionais e sociais atuando em 11 países ao redor do mundo. Também haverá apresentações artísticas, realizadas pelas crianças atendidas pelo Instituto, durante os dois dias de programação. 

No Brasil, a sede do Instituto Playing For Change está em Curitiba, no bairro Cajuru, junto com a Associação de Moradores – Moradias Cajuru. O Instituto foi criado em 2015, e atende mais de 120 crianças/adolescentes de 7 a 21 anos, que participam de oficinas culturais e artísticas, além do ensino da língua inglesa, em contraturno escolar. 

O projeto desenvolve um trabalho voltado à socialização e instrução das crianças e adolescentes, e busca fortalecer as relações entre a comunidade e as famílias atendidas, direta ou indiretamente, sempre dando importância ao desenvolvimento dela e fomentando a economia local.

A gestora do Instituto Playing for Change, Virginia Martins, conta que, nos quase sete anos de atuação, o projeto já ofereceu oficinas de musicalização, percussão, dança, canto, educação ambiental, maracatu, teatro, teatro musical, violão, capoeira, yoga, informática, inglês e iniciação ao mercado de trabalho entre outros eventos voltados diretamente à comunidade. 

“A música e a educação artística possibilitam que essas pequenas mentes brilhantes se desenvolvam em harmonia, imersos em um ambiente que inspira paz, ritmo e aprendizado. E assim como toda boa ideia, essas crianças crescem com a consciência da sua comunidade, com disciplina e respeito ao próximo e ao meio onde vivem. Mais que adultos, tornam-se cidadãos do bem, que sabem da sua importância na propagação dessa agenda positiva mundial. Cada uma dessas crianças e adolescentes é acompanhada individualmente, levando em consideração sua história, particularidades e despertando novos talentos”.

Virginia Martins, gestora do Instituto
Instituto fica no bairro Cajuru, em Curitiba. Foto: Divulgação.

Arrecadação de doações

O evento, que já acontece há 10 anos, ganhou o apoio de alguns dos principais bares e restaurantes de Curitiba. Para ampliar a arrecadação, os estabelecimentos participam da pré-campanha de doação para ajudar na manutenção do Instituto Playing For Change. Clientes poderão doar qualquer valor acima de R$10 via link da bio no Instagram do instituto ou pela vakinha online que foi criada

Veja os locais que estão apoiando o Instituto Playing for Change na campanha de arrecadação, onde as doações também podem ser feitas: 

  • Pousada Village Mel – @villagemelpousada
  • Capivari Residence – @capivariresidence
  • Like Entretenimento – @entrelike
  • Czar – @czarcuritiba
  • Menina Zhen – @meninazencuritiba
  • Emporio Schmitz – @emporiumschmitz
  • Villa Yamon – @vilayamon
  • Mercadoteca – @mercadoteca
  • Cantina do Délio – @cantinadodelio
  • Hop’n Holl – @hopnroll
  • Distrito – @distrito.1340
  • Bar do Tatara – facebook.com/bardo.tatara
  • Hopland – @hoplandcwb
  • Âmbar – @ambar.curitiba
  • Hottel 418 – @hottel418

Serviço

Festival de música Playing for Change Day
Quando: sábado e domingo (24 e 25 de setembro)
Onde: Praça Afonso Botelho (Praça do Atlético)
Horário: das 12h às 20h nos dois dias

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Playing for Change Day: festival vai ter dois dias de música e ação social em Curitiba no final de semana

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.