É encenando o drama psicológico Os Analfabetos que a atriz Guta Stresser e a companhia À Curitibana retornaram à cena teatral de Curitiba. As apresentações diárias começaram dia 3 de outubro, e iriam até esta quarta-feira (10), mas foram prorrogadas devido ao sucesso de público. A temporada segue sexta (13), sábado (14) e domingo (15), na Carpintaria do Guairinha, sempre às 20h.

Foto: Divulgação.

O tema do trabalho é a incomunicabilidade nas relações humanas e a constante necessidade de adequação aos diferentes papéis exercidos ao longo da vida prática e racional, em confronto com os sentimentos reprimidos dia a dia.

“Todos nós somos sentimentalmente analfabetos. Como é que nós vamos compreender uns aos outros se nada sabemos a respeito de nós mesmos?”, questiona a personagem Mariana, vivida por Guta no texto cuja montagem é inspirada em obras do sueco Ingmar Bergman e do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues.

A peça praticamente não tem cenário. O foco é todo no trabalho de ator e no contraste entre luz e sombra.

“Em cena estão o desejo de ser amado, de experimentar, de pertencer. O deboche, o jogo de palavras, as amarguras, as lembranças, a carência, os desejos reprimidos, o cansaço e a sociedade opressora são questões que norteiam os conflitos vividos pelas seis personagens”

afirma Petermann.

A primeira temporada no Rio de Janeiro, em 2019, teve elenco carioca em parceria com a Persona Produções, da autora do texto, Paula Goja. A peça iria estrear no Festival de Curitiba, mas a chegada pandemia adiou o retorno à cidade, que só se concretizará neste mês.

“Resolvemos retomar a ideia e está me dando muito prazer essa direção, algo que nunca me imaginei fazendo e está sendo uma descoberta aos 40 anos”

complementa Petermann.

Serviço:

“Os Analfabetos”
Quando: 13 a 15/10, sempre às 20h
Local: Guairinha – Carpintaria (Entrada pela Amintas de Barros, 70)
Ingressos na bilheteria do Teatro Guaíra e no link www.deubalada.com.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Peça ‘Os Analfabetos’, com Guta Stresser, ganha datas extras no Guairinha; programação vai até domingo

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.