Os ensaios para uma das mais tradicionais encenações da Paixão de Cristo no Paraná, a do Grupo Lanteri, já começaram. A 46ª Paixão de Cristo será apresentada dia 29 de março (Sexta-Feira Santa), no Espaço Lanteri, no bairro Orleans, em Curitiba. Mas ainda dá tempo de participar, como ator ou técnico voluntário. 

paixao-de-cristo-grupo-lanteri-3
Foto: Reinaldo Reginato/Divulgação.

Este é o segundo ano que o espetáculo será apresentado no novo espaço do grupo. A área, doada em comodato pela Arquidiocese de Curitiba, tem 15 mil metros quadrados e está localizada entre a Rodovia do Café e a Rua Amadeu Piotto.

Futuramente, a intenção é construir uma cidade cenográfica no local para a apresentação da Paixão e de espetáculos. De acordo com o grupo, a obra irá permitir também o desenvolvimento de outras atividades socioculturais para as comunidades do entorno.

paixao-de-cristo-grupo-lanteri-4
Foto: Reinaldo Reginato/Divulgação.

Paixão de Cristo

A Paixão de Cristo do Lanteri é a segunda maior apresentação, ao ar livre, do Brasil. Reúne cerca de 1 mil voluntários entre atores, equipe técnica e produção. A expectativa deste ano é atrair cerca de 17 mil pessoas para o evento.

A encenação é composta por 31 cenas que narram a vida de Jesus, desde o seu nascimento até a sua morte, ascensão e ressurreição. 

A duração do espetáculo é de aproximadamente 2 horas. A estrutura do espetáculo comporta três palcos principais unidos por uma passarela de 72m que somam 1.100 m² e ainda 250 m² de cenário vertical.

paixao-de-cristo-grupo-lanteri-2
Foto: Vitor Dias/Divulgação.

Novidades

Entre as novidades deste ano, está a participação especial da soprano ítalo-brasileira Ornella de Lucca, cantora de ópera que fará o papel de Verônica, a mulher piedosa que comovida com o sofrimento de Jesus enxuga seu rosto com um véu. 

Em tempos de intolerância, um dos destaques é a cena da Samaritana que ilustra a importância da compaixão, do amor e da aceitação do outro.

“Queremos tocar o coração das pessoas com o espetáculo reforçando o lema da Campanha da Fraternidade: “Vós sois irmãos”. Além da grandiosidade, na minha opinião, o que atrai essa quantidade de gente todos os anos é a vontade e a necessidade de passar pela experiência da gratuidade do amor. Hoje tudo tem preço, nada é de graça. As pessoas também precisam apenas receber, serem acolhidas, sem necessariamente dar nada em troca”, declara Aparecido Massi, diretor artístico do Lanteri.

paixao-de-cristo-grupo-lanteri-1
Foto: Vitor Dias/Divulgação.

Ensaios

Os ensaios acontecem aos finais de semana. Qualquer pessoa pode participar, basta comparecer no local nos dias. Não há necessidade de ter experiência com teatro, e não tem limite de idade.

Confira o cronograma dos próximos ensaios:

  • 16/03 (sábado) – 18h30 às 22h, no Colégio Isolda Schmidt (Rua Anne Frank, 1553 – Hauer /ao lado do Terminal Hauer).
  • 17/03 (domingo) – 14h30 às 18h, no Espaço Lanteri (Rua Amadeu Piotto, 590 – Orleans).
  • 23/03 (sábado) – 18h30 às 22h, no Colégio Isolda Schmidt.
  • 24/03 (domingo) – 14h30 às 18h, no Espaço Lanteri.
  • 28/03 (quinta-feira) – 19h às 22h (Ensaio geral) no Espaço Lanteri.
paixao-de-cristo-grupo-lanteri-5
Foto: Vitor Dias/Divulgação.

Entrada gratuita

No dia da encenação, a entrada é gratuita. Quem puder e quiser, a contribuição é a doação de 1kg de alimento não perecível, ou um agasalho, que serão doados via Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense). 

De acordo com a produção, mesmo com chuva haverá apresentação. A Paixão será encenada às 19h, mas a partir das 18h15 atores do grupo farão performances para entreter o público e prepará-lo para o clima do espetáculo.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Paixão de Cristo: Grupo Lanteri se apresenta na Sexta-feira Santa no Orleans, em Curitiba

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.