A ópera-bufa Don Pasquale, escrita por Gaetano Donizetti no século XIX, foi a escolhida para o retorno em grande estilo das produções originais do Teatro Guaíra. A montagem – que conta com mais de cem profissionais entre cantores, músicos, figurinistas e cenógrafos –, marca a volta do repertório lírico ao palco do Bento Munhoz da Rocha, o Guairão. O espetáculo fica em cartaz nos dias 29 de setembro e 1º de outubro. Os ingressos já podem ser adquiridos pelo Ticket Fácil.

João e Maria, montado em 2019 e sucesso de público e de crítica, foi a última ópera produzida pelo Teatro Guaíra antes da pandemia. “O resgate que o Guaíra quer fazer do teatro lírico é importantíssimo. Uma ópera escrita no século XIX e que pode divertir o público de hoje mostra como estas obras são eternas”, comenta William Pereira, diretor cênico do espetáculo. “É importante aproximar os personagens do universo atual, exibindo uma atualidade nos comentários. É tudo uma grande diversão”, completa.

Para o maestro Alessandro Sangiorgi, que conduz a Orquestra Sinfônica do Paraná ao longo do espetáculo, a grandiosidade do Guaíra torna o teatro ideal para tais montagens. “É um dos poucos teatros do Sul do Brasil que possui fosso para a orquestra, capacidade de público e que lota em espetáculos do repertório clássico. No Sul, apenas Curitiba pode ficar ao nível dos grandes palcos do país”, diz o condutor, que faz ainda um aviso ao público: “Curitiba vai ver uma ópera segundo as tradições da ópera”.

Para facilitar o entendimento do público, os diálogos são legendados. “A ópera comunica diretamente com o público. Ao contrário do estereótipo, é um dos gêneros mais populares e não é nada elitista. Além de ser o espetáculo que reúne todas as outras linguagens, atuação, música, canto, literatura, etc”, diz Pereira, tranquilizando o público que possa ter algum receio de não entender Don Pasquale.

Don Pasquale

A obra é uma ópera-bufa italiana em três atos, ou seja, uma comédia de erros com um tom moral. Na trama, o Don Pasquale do título, interpretado pelo barítono Ignácio de Nonno, decide deserdar o sobrinho, Ernesto, papel do tenor Daniel Umbelino, que quer se casar por amor com Norina, a soprano Ana Paula Machado. A confusão é parte das maquinações do Doutor Malatesta, papel do barítono Douglas Hahn. O elenco central se completa com o também barítono Thiago Montero.

Como em toda ópera-bufa que se preze, Don Pasquale é um pequeno conto moral sobre como não se pode julgar alguém por sua classe social. Algo que aponta para a atualidade da obra quase dois séculos depois de sua primeira montagem.

Serviço

Ópera Don Pasquale

29 de setembro (quinta-feira), às 20h30, e 01 de outubro (sábado) de 2022, às 20h.

Classificação etária: 7 anos

Preços

Inteira: R$ 40,00 (quarenta reais); Meia: R$ 20,00 (vinte reais)

(lugares numerados) https://www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-concerto-osp-opera-don-pasquale.aspx

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Ópera Don Pasquale marca retorno do repertório lírico ao Teatro Guaíra

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.