A 12ª edição LABmoda agita a cena da cena de moda curitibana com criações autorais e uma programação multicultural que inclui shows, performances cênicas e dança até domingo (29), no Museu Oscar Niemeyer. A abertura do evento reuniu centenas de pessoas na noite desta quinta-feira (26).
O diretor do LABmoda, Rafael Perry, conta que o projeto surgiu com a intenção de dar visibilidade a pequenas marcas e estimular o consumo da moda local. “Hoje somos uma importante vitrine de trabalhos autorais. Todo nosso conceito se sustenta nos pilares da qualidade, autenticidade e sustentabilidade, e agora expandimos para além da moda. O LABmoda 2023 será um festival de criatividade e comportamento”, destaca Perry.
A curadoria das marcas foi feita pela designer e professora de moda Mariah Salomão, que comemora a inclusão das apresentações artísticas no LABmoda.
“O repertório dos criadores nasce de diversas fontes, inclusive nas artes e na música, afinal o começo do processo criativo é a inspiração. Essas referências contribuem na produção de um design original, que foi critério fundamental na escolha das marcas”
conclui Mariah, que é supervisora da Escola de Moda do Centro Europeu.
Curadoria
As performances cênicas e visuais foram selecionadas por Cândida Monte, produtora cultural graduada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná. Ela destaca que a seleção priorizou aspectos como a diversidade de corpos e de estilos. Já a curadoria das apresentações musicais foi feita por Rodrigo Chavez, fundador do espaço Arnica Cultural.
“Nós fazemos esse trabalho de pesquisa continuamente e buscamos estar à frente do que o mercado está olhando. Queremos encontrar artistas em ascensão e apresentá-los para o público”
compartilha Rodrigo.
Já estão confirmadas as apresentações musicais como Tangerim, Tagua Tagua, Lou Garcia e O Grilo. Parte da programação também foi escolhida por meio de um edital para músicos locais.
“O LABmoda é um ponto de encontro para os trabalhos autorais. Criamos um festival onde as pessoas não vão apenas para ver moda, mas também para se expressar”
completa Perry.
Há mais de uma década acompanhando empreendedores da moda, Perry destaca que a principal dificuldade das marcas está na gestão do negócio e na comercialização das peças. Pensando nisso, o espaço expositivo do LABmoda foi especialmente planejado para atender as demandas das marcas e do público. O evento terá mobiliário, identificação visual e provadores, além do serviço do Rause Cafés Especiais.
“O LABmoda é também uma plataforma relevante de networking, inclusive para o público, já que quem consome criatividade é também quem produz. Somos um espaço para autores”
completa.
A programação do LABmoda continua até domingo e reúne mais de 30 marcas autorais que estão expondo seus trabalhos e comercializando suas peças no evento. Na Passarela Victor Sálvaro, as marcas apresentam suas coleções com desfiles e performances cênicas. No palco, uma extensa programação de shows e espetáculos de dança.
Serviço
LABmoda 2023
Onde: Museu Oscar Niemeyer (MON)
Quando: até 29 de outubro
Horários:
- Sexta-feira (27), das 14h às 22h: entrada franca até 18h.
- Sábado (28), das 10h às 22h: entrada franca até 18h.
- Domingo (29), das 10h às 20h
- Entrada franca até 16h
Ingressos: inteira: R$ 20 / meia: R$ 10 para estudantes, idosos ou em troca de uma camiseta nova ou usada em bom estado – as peças serão doadas e utilizadas em um projeto de upcycling.