A alegria e o sorriso do teatro tomaram conta de Curitiba neste mês. A Associação de Teatro para Infância e Juventude do Estado do Paraná está fazendo, até domingo (1º), a III Mostra ATINJ de Teatro para Crianças. O evento é uma oportunidade de compartilhar a produção teatral de companhias paranaenses, direcionada ao público de todas as idades para incentivar o entretenimento para toda a família.

As apresentações acontecerão em quatro espaços culturais – Espaço Cultural da Cia. do Abração (Bacacheri), Espaço Palco Escola (Rebouças), Espaço da Criança (Santa Felicidade) e no Centro Cultural Boqueirão (Boqueirão). A ideia é promover no público infantil um interesse especial pela arte e suas diversas formas de manifestação.

Foto: Divulgação.

Serão 20 apresentações de 12 espetáculos diferentes de dez companhias de Curitiba, Maringá, Sarandi e Ponta Grossa. Deste total, 12 apresentações vão acontecer em dias letivos, direcionadas ao público das Escolas Públicas Municipais.

Já, nos finais de semana serão realizadas oito apresentações gratuitas abertas ao público. Linguagens artísticas variadas como teatro, circo, dança, música, artes visuais e literatura fazem parte da programação.

Entre a programação prevista, a mostra de espetáculos terá 100% de ingressos gratuitos, revertendo à população produtos culturais de qualidade.

Além das apresentações, a mostra também é composta por oficinas teatrais, direcionadas a professores, mesa-redonda e palestra sobre a história do teatro para crianças em Curitiba.

A presidente da Associação, Fátima Ortiz, comenta sobre a importância da mostra que é uma forma de encontrar-se com as crianças, com as famílias, com os artistas e educadores, além de ser uma aposta na abertura do campo sensível e imaginativo da experiência estética e do fazer poético.

“A terceira mostra ATINJ traz espetáculos para as crianças e familiares e escolas, espetáculos premiados e realizados por grupos comprometidos com este ofício há bastante tempo. O teatro é transformador, envolve as crianças na fantasia e propicia reflexões sensíveis. Aproximar o público infantil do teatro é uma nobre missão. A variedade temática das peças desenvolve nas crianças o gosto pela arte e pelo teatro […]. Nossas expectativas são sempre as melhores. O evento brinda o público com bons espetáculos e reúne artistas para celebração e reflexão”.

comenta a presidente da Associação, Fátima Ortiz
Foto: Divulgação.

O evento proporciona ao público de escolas públicas o acesso gratuito às apresentações. Neste aspecto, o teatro surge como fator de integração social, possibilitando às crianças, que muitas vezes nunca assistiram uma peça de teatro, um outro olhar ou até uma possibilidade de ver e rever a própria infância com mais sensibilidade.

“É um evento muito importante que proporciona oficinas, espetáculos e principalmente a mesa redonda, que é discutido as linguagens e as formas de se fazer teatro. Contamos com a participação e divulgação de todos”

reforça Pedro Uchoa, vice-presidente da Atinj.

Serviço

ATINJ III Mostra de Teatro para Crianças
Quando: de 20 de setembro, até 1 de outubro
Onde: Espaço Cultural da Cia. do Abração (Bacacheri), Espaço Palco Escola (Rebouças), Espaço da Criança (Santa Felicidade) e no Centro Cultural Boqueirão (Boqueirão)
Mais detalhes como programação, endereços e peças no site, clicando aqui.

Foto: Divulgação.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Com programação gratuita, mostra de teatro infantil toma conta de espaços culturais de Curitiba

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.