O dia 1º de janeiro é sempre um dia cheio de emoções: tem quem goste, tem quem odeie e quem nem bola dá. Este é o mote perfeito para a comédia Antes do Ano Que Vem, estrelada por Mariana Xavier. O espetáculo chega a Curitiba nesta sexta-feira (5), sábado (6) e domingo (7), no Teatro Guairinha.

Mariana Xavier faz temporada de três dias no Guairinha. Foto: Divulgação.

Com humor e leveza, a peça se propõe a discutir questões fundamentais para a sociedade contemporânea, como solidão, empatia, solidariedade e a nova ditadura de felicidade imposta pelas interações virtuais.

“O humor abre portas para novas percepções do mundo. Vivemos num tempo em que rir é o primeiro remédio para as nossas mazelas. Com este texto e o grande talento de Mariana, damos um salto além no humor atual que fala das mulheres”, afirma o diretor, Lázaro Ramos.

Primeira vez solo

Encarando o primeiro espetáculo solo, Mariana Xavier confessa que se sente igual às pessoas na virada do ano. “Um misto de excitação e medo é o que toma conta de tanta gente na noite de réveillon e também o que eu sinto nesse momento”, brinca.

Segundo a atriz, Antes do Ano Que Vem tem sido o maior desafio da carreira e prova que é possível fazer arte popular com qualidade e sensibilidade.

“Acredito na comédia como ferramenta não só de entretenimento, mas de crítica e reflexão. Acredito também no poder transformador da empatia e é através dela que esperamos que o público saia do teatro leve, afagado e um pouco transformado também”.

Entrevista completa

Seja na Praça São Pedro, na Times Square, na Av. Paulista ou em Copacabana, as pessoas se dividem entre momentos de muita alegria e outros, digamos, de uma certa angústia pelo passar do tempo, frustração pelo que não se realizou e ansiedade pelo que está por vir.

A narrativa expõe necessidades, angústias e desejos de sete personagens – todas interpretadas por Mariana Xavier – que encaram a virada do ano com perspectivas bastante distintas. Ao se desdobrar para representar tantos tipos diferentes, Mariana desenvolve uma trama em que as contradições se revelam a partir da hilária (e absurda!) psicologia de Dizuite, a notável faxineira da Central de Apoio aos Desesperados.

Foto: Divulgação.

Serviço

Antes do Ano Que Vem, com Mariana Xavier
Onde: Teatro Guairinha – Rua XV de Novembro, 971
Quando: sexta-feira e sábado às 21h; domingo, às 19h
Ingressos: a partir de R$ 25. Venda pelo Disk-Ingressos.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Mariana Xavier traz espetáculo de comédia para temporada de três dias, em Curitiba

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.