O conjunto da obra de  Francisco Mário de Sousa (1948-1988), de longe, é uma necessidade para o entendimento da atual cena da música brasileira que vive a sua esquizofrenia baseada em números e olvida um hiato sobre o contexto histórico da sua essência artística. 

Contudo, filmes como “Três Irmãos de Sangue” (2006), com a direção de Ângela Patrícia Reiniger e “Chico Mário A Melodia da Liberdade(2022) com a direção de Silvio Tendler fazem uma rica contribuição para a memória musical do mineiro, bem como à ressignificação da própria história familiar de Chico, Bentinho (1935-1997)  e Henfil (1944-1988)

Chico Mário faleceu precocemente, aos 39 anos. Assim como a mãe, ele também foi vítima da hemofilia. Mas a causa da sua morte foi ocasionada em dezembro de 1986, quando soube que contraiu o vírus da AIDS, contaminado por uma transfusão de sangue.

Da esquerda à direita: o pianista Marcos Souza e a cantora Karina Souza. (Foto: Reprodução/Guia Curitiba)

Após o falecimento de Chico Mário, sua esposa e produtora, Nívia Souza, suas filhas Ana, Karina Souza e o seu filho mais velho, Marcos Souza, lançaram em vinil, os projetos póstumos: “Suite Brasil” (1987) e “Dança do Mar” (1988).

35 anos após a partida de Chico Mário, a herança artística deixada pelo artista se faz presente com o show de lançamento do álbum “Chico Mário em Todo Canto” (Marcos Pereira de Figueiredo Souza).

A 40ª Oficina de Música de Curitiba reúne em 04 de fevereiro, no palco Teatro Cleon Jacques, a homenagem dos primogênitos de Chico Mário: a cantora Karina Souza e o pianista Marcos Souza, com a participação especial do percussionista Vina Lacerda, a partir das 19h30, com entrada gratuita. 

Com dez faixas, “Chico Mário em Todo Canto” traz a produção musical de Ricardo Petraca e a capa por Roberta Perozza. O álbum  é fruto de uma série de shows realizados pelos irmãos a partir de 2020 e reúnem algumas das principais músicas que resplandecem à releitura contemporânea de Karina e Marcos, sem esvaecer a primazia e o legado inquestionável de Chico Mário para a cultura musical latinoamericana.

Serviço: Lançamento do CD “Chico Mário em Todo Canto” de Karina Marcos Souza
Quando: 04 de fevereiro (sábado)
Horário: 19h30
Local: Teatro Cleon Jacques
Endereço: Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço
Entrada gratuita

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Karina Souza e Marcos Souza revivem obra de Chico Mário

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.