O último e mais pessoal texto da atriz e dramaturga Jandira Martini, conhecida pela trajetória aplaudida no teatro e na TV, chega a Curitiba. Jandira — Em busca do bonde perdido é um espetáculo protagonizado pela atriz Isabel Teixeira e dirigido por Marcos Caruso.
A curta temporada terá três apresentações, no Teatro Guairinha. Na sexta-feira (13) e sábado (14), as apresentações são às 21h. No domingo (15), às 18h. Os ingressos têm preço único de R$ 100.
A vida de Jandira é relembrada em várias cenas, desde a infância, os blocos de Carnaval de Santos (SP), onde nasceu, até a vida dedicada ao teatro e à TV. O texto foi escrito por Jandira enquanto ela enfrentava o câncer. As reflexões que ela traz convidam o público a um passeio pelas memórias mais marcantes da autora por meio de um texto direto, enxuto e coloquial.
O enredo é um monólogo autobiográfico que percorre memórias da artista, que morreu no início deste ano, para refletir sobre temas como a finitude da vida. Em seus momentos mais difíceis, a personagem busca socorro nas palavras e pensamentos de Molière, Machado de Assis, Oscar Wilde, Shakespeare e outros deuses da escrita, sua grande paixão.
Dor com humor e poesia
A própria Isabel Teixeira definiu o trabalho. Segundo ela, mesmo sendo um monólogo, a atriz se revela diante do público.
“Um monólogo sobre uma situação imprevista, surpreendente. Uma atriz que se revela, diante de seu público, ao narrar, com humor, sua inesperada e assustadora experiência. Auto ficção? Sem dúvida. Um stand-up? Seria, se fosse cômico. E cômico não chega a ser. Nem trágico. Apenas dramático”.
comenta Isabel Teixeira.
O diretor Marcos Caruso disse que o espetáculo é uma “corajosa exposição”.
“Uma improvável abertura de sentimentos de uma das pessoas mais fechadas que conheci. Uma peça que fala de uma dor de todos nós, com um grau elevado de bom humor e poesia. O convite da produtora Mesa2 e dos filhos de Jandira Martini me permite continuar ao lado dela num ciclo iniciado em 1984 que resultou em muitas peças de teatro, roteiros de cinema, novelas e séries para TV. Uma escrita vitoriosa. Um grande acerto foi convidar Bel Teixeira. Bel respira e transpira Teatro. Bel é Jandira”
comenta Marcos Caruso, diretor da peça.
Isabel Teixeira completa que Caruso (o diretor) e Jandira (a autora) são atores que escrevem, e que isso torna o texto ainda mais visceral.
“A cada dia vivido nos ensaios dessa peça, percebo que a parceria de uma vida continua e que eles ainda estão escrevendo juntos e se divertindo com isso. E agora (como atriz) faço parte dessa escrita, assim como toda a equipe da peça, celebrando a vida de uma atriz, a cena, o teatro, a vida”
completa Isabel Teixeira.
Serviço:
Jandira em busca do bonde perdido em Curitiba
Quando: 13 a 15 de setembro de 2024 (sexta, sábado e domingo)
Horários: sexta e sábado, às 21h / domingo, às 18h
Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Tempo de duração do espetáculo: 1h10
Quanto: ingressos a preço único de R$ 100, com possibilidade de meia entrada. Venda pelo Disk-Ingressos. Clique aqui para sexta. Clique aqui para sábado. Clique aqui para domingo.