O espetáculo Nasci pra ser Dercy, em homenagem à Dercy Gonçalves, chega a Curitiba nesta quinta-feira (12), no palco da CAIXA Cultural Curitiba. Estrelado pela atriz Grace Gianoukas, o monólogo, com voz off de Miguel Falabella, fica em cartaz para oito apresentações – também nos dias 13, 14, 15; 19, 20, 21 e 22 de outubro, de quinta a domingo. Na sexta-feira (13), o espetáculo vai contar com língua brasileira de sinais (libras), adotada por surdos, e audiodescrição para cegos.

Foto: Heloisa Bortz/Divulgação.

A peça, escrita e dirigida por Kiko Rieser, com direção de produção de Paulo Marcel, da Ventilador de Talentos, apresentada pela CAIXA, está em turnê nacional desde janeiro, com sucesso de público e crítica por onde passa e indicações no tradicional Prêmio Bibi Ferreira. Grace Gianoukas concorre como melhor atriz e o espetáculo na categoria dramaturgia original para teatro. Grace também foi indicada à premiação da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) .

É a primeira homenagem feita no teatro à Dercy Gonçalves, que morreu em 2008, aos 101 anos. O texto busca unir o apelo popular e o carisma de Dercy à pesquisa que mostra a importância da artista para o teatro brasileiro e à liberdade feminina, bem como sua inquestionável originalidade.

“Desbocada e defensora da mais profunda liberdade, era muito recatada em sua vida íntima, chegando a se casar e enviuvar anos depois ainda virgem. Contestava frontalmente a censura da ditadura militar, mas se recusava terminantemente a levantar bandeiras políticas específicas que não fossem a da irrestrita liberdade e do respeito a todas as formas de existir. A atriz se consagrou como vedete do Teatro de Revista, mas sua maior contribuição se deu ao levar essa expertise para a comédia popular, que ela revolucionou inteiramente, trazendo textos fundamentais para o Brasil e instaurando uma nova forma de interpretar, que rompia com todos os padrões e inaugurava em nossos palcos uma representação genuinamente brasileira”

pontua Kiko Rieser.

No espetáculo, Dercy vai muito além do que se imagina dela, que era aquela pessoa que falava palavrão.

“Dercy Gonçalves é retratada quase sempre como apenas uma velha louca que falava palavrão […]. Uma atriz vinda do teatro de revista que recriou a comédia brasileira. Uma mulher libertária e avessa a qualquer bandeira, inclassificável e singular”,

completa o autor.
Foto: Heloisa Bortz/Divulgação.

Serviço

Nasci pra ser Dercy
Quando: 12, 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de outubro (de quinta a sábado às 20h; domingo às 19h)
Onde: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro)
Ingressos: R$ 15 e R$ 30 – vendas somente na bilheteria do teatro, de terça a domingo, das 10h às 20h
Classificação etária: 14 anos.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Com Grace Gianoukas, espetáculo em homenagem à Dercy Gonçalves faz temporada em Curitiba

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.