A Gibiteca de Curitiba promove nesta quarta-feira (13), às 19h, o lançamento da HQ Sanfoka, a história dos afro-curitibanos, de Raphaela Corsi, com sessão de autógrafos e distribuição gratuita de exemplares. No lançamento será realizada uma roda de conversa sobre representatividade racial nos quadrinhos.

Gibiteca resgata memória negra de personagens apagados da história com HQs afro-curitibanos
Foto: Reprodução Instagram.

Sanfoka reúne três contos que se passam na cidade de Curitiba, costurando passado e presente em importantes lugares de memória negra, com personagens que foram apagados pela história oficial. As histórias baseiam-se em pesquisas do Centro Cultural Humaitá e misturam fatos reais e ficção.

Resgate das manifestações negras

A roda de conversa A margem da HQ – Representatividade racial nos quadrinhos contará com a participação dos artistas Adriele Tornesi, João Ferreira, Lilo Viana, Marcio Garcia e Monge Han, além da autora da HQ, Raphaela Corsi.

O debate abordará a representatividade negra dentro e fora dos quadrinhos, tanto com relação aos autores, quanto aos personagens. A conversa é relacionada com a obra, que fala sobre o resgate das manifestações negras e afro-curitibanas, objeto recorrente nos trabalhos de Raphaela.

Lançamento On-line

O evento também homenageia o Dia Mundial do Desenhista, comemorado em 15 de abril. A roda de conversa é uma tradição anual da Gibiteca para a data – esta é a primeira vez que esse tema é abordado.

No dia 19 de abril, acontece o lançamento on-line da HQ, às 19h, no Canal de Youtube do Centro Cultural Humaitá. Inscrições aqui 

A obra é realizada com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço:

Local: Gibiteca de Curitiba – Solar do Barão (R. Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)
Data: 13 de abril (quarta-feira)

Programação
19h – roda de conversa “A margem da HQ – Representatividade racial nos quadrinhos”
20h – sessão de autógrafos e distribuição de exemplares
Gratuito

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Gibiteca resgata memória negra de personagens apagados da história com HQs afro-curitibanos

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.