O município litorâneo de Guaratuba, no Paraná, promove mais uma Festa Beneficente da Tainha a partir desta quarta-feira (15), no Mercado Municipal . A 17ª edição deste tradicional evento acontece durante todo o feriadão de Corpus Christi, até domingo (19).

Festa da Tainha de Guaratuba começa nesta quarta-feira; veja agenda de shows até domingo
A Festa da Tainha de Guaratuba acontece de quinta (15) a domingo (19).
Imagem ilustrativa: Pixabay.

A festa é organizada pela Organização Não Governamental Tumy, fundada em 1988, e por parceiros, com o objetivo de movimentar o município no período de baixa temporada. O ponto forte da Festa da Tainha de Guaratuba é a gastronomia. Mas, além da tainha servida em variadas formas, os moradores e turistas poderão conferir apresentações musicais todas as noites.

Para a Festa da Tainha, o pescado é do litoral de Santa Catarina. Isso porque a baixa oferta da espécie de peixe em Guaratuba faz com que o preço no estado vizinho seja mais barato. Dos pescadores de Guaratuba é comprado apenas o camarão. Por outro lado, os pescadores aproveitam para comercializar seus produtos artesanais em barracas durante o evento.

Mais de 2 mil quilos de tainha começaram a ser recheados para serem comercializados na festa. O almoço começa a ser servido às 11h30, acompanhado de música ao vivo. Durante a tarde, a partir das 15h, acontece o ‘binguinho’. Às 19h começa a ser servido o jantar.

As atrações musicais de todas as noite serão sempre a partir das 22h. A única exceção será no sábado (18), quando terá um show a mais, com início às 20h. No primeiro e no último dia de festa, o show será por conta de Turbinados da Vaneira.

Também se apresentam Chê Lokedo, Chiquito Bordoneio, Cristiano e Fogo Nativo, Alma Latina, Bochinchaço, Lefigarroo, Grupo Coração Gaúcho e Edu Farias.

Agenda de shows

15 de junho: 22h – Turbinados da Vaneira

16 de junho: 22h – Chê Lokedo e 00h00 – Chiquito Bordoneio

17 de junho: 20h – Cristiano e Fogo Nativo; 22h – Alma Latina; 0h – Bochinchaço

18 de junho: 20h Lefigarroo; 22h – Grupo Coração Gaúcho; 0h – Edu Farias

19 de junho: 22h – Turbinados da Vaneira

Festival da Canção e Bingo

Especialmente nesta quarta-feira (15), acontece a Festival da Canção. O vencedor levará o prêmio de R$ 1 mil. No último dia da Festa da Tainha, domingo (19), será realizado o tradicional Bingo, com prêmio de até R$ 3 mil. A Festa já reuniu cerca de 25.000 pessoas neste período de baixa temporada, ajudando a fomentar o turismo e economia do município.

Visitantes

Mais de 25 mil pessoas já participaram das festividades nas 16 edições anteriores. A última foi em 2019. Nos dois anos seguintes o evento não aconteceu por conta da pandemia de Covid-19. Como forma de contribuição, a prefeitura de Guaratuba oferece gratuitamente o espaço para a realização da festa, assim como iluminação.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Festa da Tainha de Guaratuba começa nesta quarta-feira; veja agenda de shows até domingo

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.