O carnaval pode até já ter passado, mas se depender do Festival de Curitiba a música e o clima festivo continuarão a esquentar as ruas da capital – pelo menos, por mais algum tempo. De 28 a 31 de março, o Fringe promove dentro de sua programação de rua o “Honk!”, um festival de fanfarras ativistas que promete decretar a folia fora de época na cidade.

O “Honk!” como movimento nasceu em Boston, nos Estados Unidos, ainda no ano de 2006. Dali, se espalhou pelo mundo - Foto: Nicolas Salazar
O “Honk!” como movimento nasceu em Boston, nos Estados Unidos, ainda no ano de 2006. Dali, se espalhou pelo mundo – Foto: Nicolas Salazar

“Pra quem acha que o carnaval acabou, nós temos uma novidade”, brinca Pri de Morais, coordenadora executiva do Fringe.

As fanfarras, nesse caso, não tem nada a ver com as bandas militares que quase sempre se apresentam nos desfiles de Sete de Setembro. São, na verdade, grupos de sopro e percussão, que tocam música instrumental dançante, influenciados pelo black, pelo soul e pelo groove.

“Dizemos que as fanfarras são ativistas porque ocupam as ruas de maneira popular e se preocupam com a inclusão, com a diversidade e também com a educação musical das pessoas.”

O “Honk!” como movimento nasceu em Boston, nos Estados Unidos, ainda no ano de 2006. Dali, se espalhou pelo mundo. Chegou ao Brasil em 2013 e começou a ganhar, uma a uma, as capitais do país. Agora, chega pela primeira vez a Curitiba.

Por aqui, o Festival contará com a participação de fanfarras de Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo, além, é claro, dos anfitriões da Bananeira Brass Band. A programação durará quatro dias. Um ponto alto da festa acontece no sábado, 30, quando os blocos de pré-carnaval de Curitiba devem se juntar no Largo da Ordem às fanfarras convidadas, encorpando ainda mais o cortejo. No domingo, 31, o show de encerramento oferecerá mais de oito horas de música no Palco da Ruínas.

“Festival “Honk!” de Fanfarras Ativistas”

Quinta-feira, 28
Bate-papo gratuito na Casa Hoffmann com os grupos convidados sobre fanfarras, educação musical e expressão artística nas ruas. A partir das 18h.

Sexta-feira, 29
Arrastão musical na Rua XV, com todas as fanfarras convidadas. A saída acontece às 18h, da Praça Santos Andrade.

Sábado, 30
No bebedouro do Largo da Ordem, cortejo com as fanfarras e os blocos de pré-carnaval de Curitiba. A partir das 15h.

Domingo, 31
Mais de 8 horas de shows com as fanfarras convidadas no Palco das Ruínas. A partir das 10h.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Fanfarras prometem animar e trazer clima de carnaval para o Festival de Curitiba

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.