O público curitibano pode ter acesso a exposição “Extravagâncias”, da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, até o próximo domingo (29), no Museu Oscar Niemeyer (MON). Com curadoria de Marc Pottier, é a maior exposição individual da artista no Brasil, apresentando texturas e tecidos confeccionados à mão, além de uma imersão nas grandiosas obras.
A exibição está na rampa, túnel, Espaço Araucária, Torre, Olho e Parcão, no MON. Um dos destaques é a instalação “Valquíria Miss Dior”, exibida no Olho, que possui cerca de sete metros de altura e mais de 20 metros de comprimento, sendo suspensa por cabos de aço.
A obra foi criada para o desfile da Dior em Paris, na coleção Outono/Inverno 2023/2024, e atualmente está nas vitrines da marca em várias lojas do mundo.
A simbologia das “Valquírias” utilizadas em suas produções é inspirada na mitologia nórdica. O termo “Valkyrja” significa “escolhedora dos mortos”. Nas batalhas, elas eram responsáveis por decidir quem viveria e quem morreria.
Outro destaque é a obra “Cortina dos Sonhos”, localizada no túnel, em diálogo com a arquitetura do Museu. É composta por cerca de 41 módulos em forma de gota, com alturas variáveis, criando um efeito visual ao longo dos 45 metros de extensão.
Além disso, no Espaço Araucária, no andar da torre, os visitantes podem explorar as obras “Pantelmina” e “Big Booby”. No espaço também estão as maquetes de outras criações da artista. São elas: “Solitário”, “Castiçais”, “Gateway”, “Bolo de Noiva”, “Máscara” e “Sapato”. Por meio das produções, a artista proporciona uma experiência inesquecível ao público, instigando reflexões sobre a sociedade e a identidade.
Serviço:
Exposição “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos
Quando: Até 29 de setembro (domingo).
Onde: Museu Oscar Niemeyer, na Rua Mal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba.