Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social terão suas obras de artes expostas no Museu Oscar Niemeyer (MON). A mostra “Artistas do Futuro” vai ser neste sábado (23), das 13h às 17h, no salão de eventos do MON. A entrada é gratuita.

Entre os trabalhos, todos poderão conferir projetos de robótica, fotografia, quadros e até uma intervenção artística na parte externa do museu, todas elaboradas por artistas mirins atendidos pelo Instituto Encanto e ONGs parceiras.

“A mostra Artistas do Futuro é uma celebração do talento presente em toda criança. Nesta mostra de fotografia e artes visuais podemos conhecer a visão criativa e o espírito resiliente desses jovens artistas que, apesar dos desafios que enfrentam, encontraram nas artes uma forma poderosa de expressão e autodescoberta. Cada imagem é uma janela para suas realidades, sonhos e aspirações”

Explica Gabriela Valcanaia, Diretora Artística da exposição

A exposição é resultado do trabalho realizado por professores voluntários do Incanto em ONG’s e instituições parceiras: Julia Salles na ONG Recanto Esperança, Rebeca Lemos na ONG Encontro Com Deus, Nathália Meira Haach e Priscilla de Paula Marturano no Instituto Playing for Change, Laura Franciscato na CIAF – Central Integrada de Apoio Familiar, Karla Mayra na ONG Minha Vida Mudou, Yasmin Rocha na ONG Casinha de Pão, Paula Naomi na ONG Casa do Pai, Tayna Dolato na Associação Sonhar e Daniele Cristina Viana na ACRIDAS – Associação Cristã de Assistência Social. 

“Nossa missão como Instituto Incanto é promover a transformação na vida dessas crianças e adolescentes com ferramentas como a arte, cultura, o esporte. Realizar essa exposição é um orgulho muito grande e a certeza de que nosso trabalho está no caminho certo”

Comenta Camila Casagrande, fundadora do Instituto.

O professor de Fotografia, Ezequiel Júnior, ressalta a importância dessa oportunidade para as crianças assistidas pelo Incanto: “É imensurável o tamanho do impacto na vida de cada criança, ainda mais sendo ela mesma a criadora de uma obra artística exposta ao público em um dos lugares mais importantes da nossa cidade que grande maioria só conhece pela TV. É o momento que elas terão para se expressar, sonhar e visualizar algo maior que vai além dessas paredes da vida, crendo que irão conseguir realizar seus sonhos, que talvez, não viam como possibilidades”, finaliza. 

Instituto Incanto

O Incanto é uma ONG que tem como missão transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social usando a arte, cultura, esporte, educação, tecnologia e a qualificação profissional como ferramentas de humanização e desenvolvimento.  Ele foi lançado oficialmente em 2017 e atualmente atende 650 crianças e adolescentes com suas atividades. Quase 700 já se formaram nos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Instituto e mais 1000 ainda vão se formar em 2023. O Incanto tem a sua sede, na qual realiza atividades, também está em 10 associações de moradores de favelas diferentes, e ainda trabalha com 27 ONGs parceiras distribuindo suas atividades em 32 comunidades diferentes.

Serviço

Exposição Artistas do Futuro
Dia 23 de setembro (sábado)
Museu Oscar Niemeyer – R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
Das 13h às 17h
Entrada gratuita

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Crianças e adolescentes em vulnerabilidade ganham exposição de obras de arte no MON

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.