Quem gosta de arte de rua vai encontrar um prato cheio no MuMa, em Curitiba. A partir desta sexta-feira (2), quem for ao museu vai poder interagir com a exposição Caminhos em Paralelo, dos artistas Cláudio Ise, de São Paulo, e Michael Devis, de Curitiba. A proposta é unir pela primeira vez os dois artistas, que trocam experiências há mais de 15 anos, mesmo vivendo em cidades diferentes. 

Exposição de Michael Devis e Cláudio Ise estreia no MuMa no dia 02 de junho. Foto: Divulgação.

Em cartaz no MuMa, a interação com o público fará parte da exposição que une técnicas de spray e tinta óleo. A conexão entre as técnicas artísticas desperta no espectador o estímulo de vários sentidos e promove a interação do visitante com as obras. Além disso, instalações e efeitos sonoros tem por objetivo justamente causar a reflexão sobre vidas paralelas e a dinâmica da arte de rua, principal referência da exposição, que impacta quem passa pelo museu com a mesma sensação de surpresa de quem aprecia um grafitti pela primeira vez na rua.

“Caminhos em Paralelo, por Ise e Devis, amadurece o sentido do criar enquanto conexão com o tempo, o metafísico e o revolucionário. A exposição é cápsula do trabalho de ambos artistas, uma amostra em versão para museu da transformação que fazem pelo mundo. Caminhos em Paralelo aglutina o simbólico e o conceitual de Ise e Devis, permitindo ser a exposição uma obra com sentido em si mesma e que atravessa os artistas e o público com um projeto cocriado de experimentação”

explica o curador Guilherme Zawa.

Telas, instalacões e esculturas

“Caminhos em Paralelo” vai apresentar 60 telas em diversos tamanhos, instalações e esculturas, uma delas com 3 metros de altura. Além disso, em todo o trajeto a ser percorrido pelo visitante é possível experimentar uma sensação diferente: tapetes musicais sensoriais vibram em cores e sons quando estimulados, luzes ambientam cada obra contextualizando-as no espaço e remetem à surpresa de quando somos impactados pela obra na rua, na cidade, no contexto original dela. 

“Nossa ideia é fazer uma mistura cultural, fazer esses regionalismos se cruzarem e perceber como cada região interage. Essa é a conexão fomento com o Michael Devis ao longo das últimas décadas”

afirma Ise.

Os dois artistas já estão na estrada há cerca de 25 anos e foi pesquisando e buscando conhecimento por várias regiões do planeta que se conheceram e passaram a se encontrar esporadicamente para compartilhar e conectar seus trabalhos. Os dois têm no currículo exposições ao redor de todo o mundo inteiro e somando a trajetória dos dois, eles já passaram por 20 países. 

“Essa mistura de técnicas e de olhares enriquece o nosso trabalho. Nós temos o graffiti como paixão comum, mas olhares diferentes sobre a construção e criação de cada obra. Caminhos Paralelos traz à tona justamente isso, as diferentes vivências que nos trouxeram aqui. A gente espera que o público de Curitiba goste”

diz Devis. 
Foto: Divulgação.

Serviço

Exposição Caminhos em Paralelo
Local: MuMa – Avenida República Argentina, 3430 – Portão, Curitiba (PR)
Período da exposição: 02 junho a 27 de agosto de 2023
Horário de visitação: das 10h às 19h
Entrada gratuita

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

A arte de rua invade o MuMA com exposição ‘Caminhos em Paralelo’, a partir de sexta-feira

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.