O escritor Hamilton Ferreira Sampaio Junior lança na próxima sexta-feira (28), a partir das 19h, o livro “Entre o Compasso e o Esquadro – A Gênese das Lojas Maçônicas no Paraná de 1930 a 1978”, no Grande Oriente do Brasil – Paraná, no bairro Uberaba, em Curitiba.

Divulgação

O livro remonta fatos da história do Paraná por meio de uma vasta pesquisa em documentos, livros, boletins e jornais antigos. Em seu levantamento traz datas importantes de fundação de lojas, nomes dos principais fundadores, um pequeno glossário com verbetes e abreviaturas maçônicas.

O autor esclarece equívocos históricos acerca do Dia do Maçom, relata encontros fusões e cisões entre irmãos de Grandes Lojas e apresenta imagens das principais lojas do Paraná.

“O historiador nos conduz através de uma longa e incansável pesquisa a um combinado de antecedentes históricos legítimos perscrutados nas origens documentais”, comenta Pedro Juk, secretário geral de orientação ritualística do GOB.

Tal obra trata da continuidade do livro “Entre o Compasso e o Esquadro Gênese das Lojas Maçônicas no Paraná entre 1830 e 1930” publicado em 2019 pelo mesmo autor.

Sobre o autor

Nascido em Curitiba, ingressou na Maçonaria em 2009, é membro da Loja Perseverança 0.159 (GOB-PR). É sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, faz parte da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia e também do Departamento Cultural do Club Litterario de Paranaguá. Atualmente faz pesquisas genealógicas.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Escritor lança livro sobre a história da maçonaria no Paraná: “Entre o Compasso e o Esquadro”

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.