A vida anda difícil demais, né? Que tal encarar com humor para ver se as coisas, pelo menos, ficam mais leves? Essa é a proposta da peça Simples Assim, que chega a Curitiba neste final de semana, para temporada de três dias, sexta-feira (26), sábado (27) e domingo (28), no Teatro Guairinha.

Foto: Victor Hugo Cecatto/Divulgação.

Baseada na obra da colunista do jornal O Globo e cronista Martha Medeiros, o texto foi adaptado pela própria autora, ao lado de Rosane Lima. No elenco estão Julia Lemmertz, Georgiana Góes e Pedroca Monteiro, sob a direção de Ernesto Piccolo.

Histórias bem atuais

Sucesso de público e crítica no Brasil, a peça é marcada por histórias entrelaçadas e apresenta figuras simultaneamente distópicas e reais, como um casal que apenas interage pelo celular, uma mulher que contrata uma dublê de si mesma e uma jovem que decide viajar para Marte e abandonar o amante.

Em todos os casos, há espaço para uma indagação: para onde foi a simplicidade do afeto tête-à-tête? O enredo traz reflexões sobre a roda da vida e os humanos em meio ao caos moderno, à solidão tecnológica, soterrados por informações e desencontros.

A comédia reflete sobre o cotidiano, com humor e afeto, como é usual na obra da escritora, uma das mais celebradas cronistas brasileiras. A livre adaptação do texto apresenta histórias entrecortadas que tratam das relações interpessoais no mundo contemporâneo, de um tempo acelerado e mediado por uma tecnologia invasiva e incontornável.

Foto: Victor Hugo Cecatto/Divulgação.

Comédia salva

Para Julia Lemmertz, a autora tem a capacidade de falar sobre coisas profundas de uma forma muito direta, conseguindo radiografar, através de suas crônicas, o caos dos dias atuais.

“Está todo mundo muito conectado em redes, links, mas pouco conectado com a pessoa que está do seu lado, com o presencial, o aqui agora. A peça vai colocando situações para que você reflita como é estar nesse mundo com essa quantidade de informação, de solicitações e como você se forma humano nisso. Como você permanece humano dentro de tanta demanda”.

Pedroca Monteiro acrescenta que o espetáculo olha para o agora e aponta que, apesar de tudo, é necessário continuar. “Não adianta ir para Marte, como decide uma das personagens. É preciso estimular as pessoas à mudança. Ao invés de viajar para outro planeta ou mesmo outro país, é fundamental ficar aqui e tentar transformar o nosso lugar”, conclui.

 “E a Martha consegue traduzir tudo de uma maneira popular, que se comunica com todos”, elogia Georgiana Góes. O espetáculo propõe focar no que realmente importa, tenta alcançar a simplicidade, que é algo tão complexo e difícil. “É preciso buscar gente que converse e se escute, que se aproxime pelo afeto, pelo carinho, pela empatia, pelo interesse pela vida do outro. É trocar, ouvir e ser ouvido.”

Foto: Victor Hugo Cecatto/Divulgação.

Serviço

Comédia Simples Assim
Quando: de sexta-feira a domingo (26 a 28 de agosto)
Horário: sexta e sábado às 20h30, domingo às 19h
Onde: Teatro Guairinha, na Rua XV de Novembro, 971, Centro
Quanto: a partir de R$ 25 (ingresso popular), venda pelo Disk-Ingressos.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Com Julia Lemmertz no elenco, comédia ‘Simples Assim’ chega a Curitiba neste final de semana

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.