Em 2023, o Carnaval de Curitiba terá uma novidade: é o ‘Carnapupa’, um evento inclusivo, planejado e estruturado para as pessoas com deficiência e famílias curtirem a folia. A festa é totalmente gratuita e vai contar com penteados malucos, fantasia, maquiagem, roda de música (baixinha), contação de histórias e muito mais. O ‘Carnapupa’ acontece no próximo domingo (19), na Praça Pedro de Almeida, no Bairro Alto, a partir das 14h.

Foto: Adobe Stock

Uma das organizadoras do evento, Amabile Marchi, contou em entrevista à Banda B que o evento foi todo pensado e adaptado para que as crianças e os responsáveis possam curtir a folia sem preocupações.

“Uma matinê de Carnaval direcionados a crianças com deficiência. Então a gente pensa em adaptações para que essas crianças possam permanecer no local e curtir o carnaval como qualquer outra criança. A gente que essas pessoas tem uma dificuldade de acessar esses eventos, pela falta de adaptação” contou a organizadora.

Entre as adaptações do ‘Carnapupa Curitiba’, está o local do evento, que será no Clube Atlético Bairro Alto, para evitar fugas de crianças. Além disso, a música será em volume baixo, para não incomodar quem tem sensibilidade auditiva.

“Então a gente pensou em fazer um local amplo, aberto, porém fechado. Um campo de futebol. Tem algumas crianças por exemplo autistas que acabam saindo correndo e fugindo dos pais, então esse tipo de cuidado é muito importante. Também, a gente vai ter uma banda ou som mecânico, mas tomando cuidado para o volume do som ser vaixo, porque essas crianças geralmente tem sensibilidade auditiva. Vamos oferecer brinquedos, vai ter pipoca, suco, água, pintura facial, cabelo maluco” explicou Amabile.

Amabile reforça que o evento foi pensado para crianças, mas está aberto para todos que quiserem participar, basta fazer a inscrição no site lagartavirapupa.com.br

“O evento foi pensado a priori para crianças, mas como a gente frequenta esse tipo de evento, sabemos que eles vão em família. Então ele é pensado para crianças, mas está aberto para quem quiser participar. Inclusive, eu tenho amigos autistas adultos que se inscreveram e vão estar lá no dia”, finalizou a organizadora.

SERVIÇO:

O que: Carnapupa Curitiba – Carnaval inclusivo

Quando: 19/02/2023 – 14h

Onde: Clube Atlético Bairro Alto – Praça Pedro de Almeida

Valor: Gratuito

Inscrições: lagartavirapupa.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Curitiba terá Carnaval inclusivo para crianças deficientes no próximo domingo (19)

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.