Você é bem resolvido com tudo em sua vida? Já se pegou em algum momento percebendo o quanto é difícil dizer… não? Até mesmo as pessoas mais bem resolvidas já sentiram essa dificuldade em algum momento. Pois é isso que retrata a comédia ‘NÃO‘, de Adriana Birolli, que chega a Curitiba nos dias 11, 12 e 13 de agosto, no Teatro Guairinha

Foto: Divulgação.

A atriz dá voz a uma personagem que está prestes a completar 36 anos, e que não quer ir à comemoração do próprio aniversário. Mas não sabe como dizer não à família.

“O espetáculo fala só sobre isso, e a minha personagem traz, no início do espetáculo, o questionamento do “por que estou passando por isso”. Ela está fazendo 36 anos, a família marcou um jantar de aniversário que ela não quer ir, ela já está se arrumando, quase pronta para sair de casa, e ainda não conseguiu dizer não. Ela vem trazendo várias questões e momentos da vida dela que ela não soube dizer não, e as pessoas se identificam muito”. 

Ao longo da trama, a personagem passa a refletir sobre a possibilidade de não comparecer. O público é convidado a entrar na intimidade da história e, claro, a dar risada da desgraça da personagem.

“É uma grande comédia, e nada melhor do que rir da tragédia alheia, né? Ela está lá passando por essas situações e a gente está lá se divertindo às custas dela”. 

Foto: Divulgação.

Adriana comentou que a peça traz um enredo simples, mas que na rotina maluca que vivemos atualmente dificilmente a gente pára para perceber: quantas vezes fazemos coisas que não queríamos fazer, só para agradar os outros, e esquecemos de nós mesmos? 

“Eu acho que todo mundo tem dificuldade em dizer não, já estou há dois meses e meio viajando com a peça e posso dizer que 99,9% das pessoas têm essa dificuldade. Pra mim, a maior dificuldade é dizer não aos amigos e colegas, eu sempre fui aquela pessoa que está lá para qualquer hora, que ajuda, que é pau para toda obra, mas chega uma hora que a gente fica sobrecarregado, né? E aos pouquinhos eu venho aí trabalhando para dizer não de vez em quando, não precisa ser para tudo, tem que ter bom senso, mas é um trabalho diário”. 

Foto: Divulgação.

Monólogo nada parado

No palco, Adriana Birolli está sozinha, já que a peça é um monólogo. Mas a atriz, que ficou conhecida pelas novelas globais, alerta: em nenhum momento a comédia cai na chatice.

“A gente está muito junto, eu e o público. Criamos uma comunhão realmente, mas se acontecer alguma coisa, sou eu que tenho que resolver esse BO, né? Já faço teatro desde os oito anos de idade e isso me deu cancha de entender que o ao vivo é o ao vivo, eu acho que não tenho uma tensão para lidar com isso ou um peso que eu traga”. 

Na avaliação de Adriana, o monólogo não se torna uma peça chata justamente pela experiência que ela tem, somado ao assunto da história, que por si só pode acabar sendo cômico.

“E eu gosto muito do que eu faço. Cada público é uma coisa, cada teatro tem um tamanho diferente e uma temperatura diferente de público, e acho que isso é o mais encantador do teatro, isso me estimula muito, acho que é por isso que não tenho tanta dificuldade, que eu não peso tanto esse lugar”. 

Foto: Divulgação.

De volta aos palcos

A peça ‘NÃO‘ marca o retorno da atriz aos palcos do teatro, após o período crítico que passamos com a pandemia. E se pudesse resumir a sensação de estar de volta, a artista usaria apenas uma palavra.

“Acho que a palavra é plenitude. Estou sentindo um momento de plenitude de poder estar junto com o público de volta, de sentir de novo o palco. Teatro tem que ter o público, seja para gostar, seja para achar ruim, lidar com isso é o que me encanta. Cada plateia é uma plateia. Nunca é a mesma coisa e essa é a parte mais encantadora do teatro. Estou me sentindo muito realizada em estar de volta com o público”.

Assista a entrevista completa com Adriana Birolli:

Ingressos à venda

As apresentações do espetáculo NÃO em Curitiba vão ser no Teatro Guairinha, nos dias 11, 12 e 13 de agosto (sexta às 21h, sábado às 20h e domingo às 19h). Os ingressos custam a partir de R$ 50 (meia-entrada) e são vendidos pelo Deu Balada.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Curitibana Adriana Birolli traz ao Guairinha espetáculo que fala sobre dificuldades em dizer não

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.