O Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba – NPA está encerrando as atividades da edição 2019 no próximo sábado, dia 19, com uma Mostra Final dos 20 projetos que concluíram o processo de desenvolvimento ao longo dos últimos oito meses. A Mostra será apresentada no formato de pitch, uma apresentação verbal concisa da ideia do trabalho, para representantes das principais produtoras de cinema da cidade. O evento acontece no Cine Passeio, fechado para convidados.

Desde março, 24 roteiristas selecionados para esta primeira edição do NPA participaram gratuitamente de encontros quinzenais, 12 no total, com os orientadores Jessica Candal, roteirista e diretora curitibana, e Daniel Tavares, roteirista e professor da renomada escola de cinema latino-americana, EICTV-Cuba.

Na primeira fase foram 129 inscritos (89 de longa-metragem e 40 de série), dos 24 projetos selecionados para desenvolverem seus roteiros, 18 eram longas e 6 eram séries. Neste período o Núcleo ofereceu quatro masterclasses, também gratuitas, que trataram da narrativa audiovisual sob diferentes perspectivas. Abrindo o ano, Jessica e Daniel ministraram a masterclass de Roteiro, aberta ao público, com cerca de 100 participantes, abordando os fundamentos de desenvolvimento de histórias, como estrutura, personagens, gêneros dramáticos, etapas de desenvolvimento e processos criativos. A segunda masterclass foi sobre Roteiro para Séries, com os coordenadores da Tertúlia Narrativa (Jaqueline Souza e Marcos Hinke) e foi um grande sucesso. Desenvolvimento, formato e conceitos próprios das tramas seriadas foi o assunto abordado. Na terceira masterclass, Cristina Amaral, uma das principais montadoras do cinema brasileiro, tratou da construção narrativa na perspectiva da montagem do filme. A quarta e última masterclass foi com o dramaturgo e diretor Marcio Abreu da Companhia Brasileira de Teatro, voltada para o pensamento sobre os campos expandidos das dramaturgias e práticas de composição e criação.

Exceto pela primeira masterclass, que aconteceu na sala principal da Cinemateca de Curitiba, as outras tiveram entre 40 e 50 participantes e aconteceram no Cine Passeio, que se tornou a casa do projeto. 

A iniciativa, uma das pioneiras nessa área no Brasil, segue a tendência mundial de crescimento de laboratórios de desenvolvimento de roteiros e projetos audiovisuais e teve como objetivo movimentar a criação audiovisual paranaense.

“Através dos encontros regulares do grupo de roteiristas selecionados, bem como das masterclasses abertas à comunidade, o NPA revelou o seu potencial como um espaço permanente de troca e integração entre roteiristas mais experientes e de formação entre roteiristas que estão desenvolvendo suas habilidades. Em breve, veremos alguns dos projetos que participaram dessa edição ocupando espaços de exibição no cinema e na TV. A proposta do Núcleo de Projetos é essa, a de impulsionar e ajudar a consolidar filmes e séries que trazem as nossas histórias”, declara Marcelo Munhoz, um dos coordenadores do Núcleo. “E a boa notícia é que a edição 2020 já está sendo preparada, aguardem”, encerra.

Para saber mais visite o site: www.tambormultiartes.com

 Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivo: CELEPAR.