A primeira edição do “Tatuartfest – Festival das Artes em Tatuquara” vai dar a sua largada. O evento acontece entre os dias 12 de setembro e 8 de novembro com a intenção de descentralizar o roteiro cultural de Curitiba e levar mais alegria para a população do bairro e seus arredores. O evento promove mais de 30 atrações. Entre elas, apresentações artísticas profissionais pelo ingresso simbólico de R$ 2,00, oficinas com entrada franca, ações para alunos da rede pública de ensino e iniciativas que darão espaço e visibilidade aos talentos da comunidade.

 

Tatuartfest

Entre os projetos do Grupo Arte da Comédia, várias ações voltadas à população do Tatuquara já foram desenvolvidas. O Tatuartfest vem coroar esses esforços. Em dois meses de programações, o projeto oferece 16 espetáculos às quintas e sextas de noite para um público adulto e jovem e 8 apresentações infantis para crianças de escolas públicas.

Grupos locais de teatro e música também terão espaço garantido na programação, com seis dias de apresentações sob a curadoria da Fundação Cultural de Curitiba. Serão ofertadas oficinas de grafite, teatro, cinema e música, direcionadas a alunos da rede pública e organizações não governamentais. Sessões de contação de histórias também acontecerão durante a semana por meio do projeto Hora do Conto.

Roberto Innocente, diretor do Arte da Comédia e idealizador do Tatuartfest, ressalta a importância da iniciativa. “Queremos movimentar artisticamente a Regional Tatuquara contribuindo com o desenvolvimento cultural da população do bairro e descentralizando o roteiro de Curitiba, além de incentivar a população infantil e jovem à apreciação e ao fazer artístico”, enfatiza Innocente.

Todas as manifestações artísticas e as oficinas serão sediadas na Rua da Cidadania, no novo teatro da Fundação Cultural de Curitiba ou na Casa da Leitura Laura Santos. A primeira edição do Tatuartfest está sendo realizada por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com o patrocínio da Celepar.

 

Tatuquara

Nos últimos anos, o bairro do Tatuquara tem passado por um processo de revitalização em prol de seu desenvolvimento cultural e pela diminuição da violência. A criação da Rua da Cidadania da região em 2015 fez parte desse projeto. Em 2019, esse espaço será amplamente aproveitado sendo palco de uma grande festa por meio da proposta inédita do Grupo Arte da Comédia, companhia curitibana com mais de 10 anos de atuação e um sólido trabalho em prol da democratização das artes pelo Brasil.

 

Grupo Arte da Comédia

Fundado em 2006 pelo diretor artístico de origem italiana Roberto Innocente, o grupo pesquisa a comédia clássica e seus tipos universais em busca de personagens e temáticas essencialmente brasileiras e promove ações em prol da democratização das artes no Brasil. Para tanto, além de se aprofundar nas técnicas teatrais da Commedia Dell’Arte, tem estudado os aspectos contemporâneos de composição da sociedade brasileira, assim como suas manifestações históricas, culturais e artísticas. Seguindo esta linguagem, o grupo possui mais de 16 montagens – sendo a última, a opereta musical “Janaína, Não Seja Boba”, já viajou por diversos locais do Brasil, foi vencedor de quatro troféus Gralha Azul e recebeu diversas premiações em festivais de artes cênicas nacionais.

 

 

 

Serviço

Data: de 12 de setembro a 8 de novembro, às quintas e sextas

Horário: sempre a partir das 19h30

Ingresso: R$ 2,00 por apresentação. Aquisição no local, no dia das apresentações

Local: Rua da Cidadania Regional Tatuquara

Endereço: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/ nº

 

Setembro      

12/09 – Show de Luke Sinonimos – Concert

13/09 – Arte da Comédia com o espetáculo “Aconteceu No Brasil”

19/09 – Gp7 Cinema com a exibição de “O Clube dos Solitários”

20/09 – Fábio Lins com o stand up comedy “Atira Sarro”

26/09 – Show de Monica Bezerra Group – Concert

27/09 – Fábio Silvestre com a comédia “O Bêbado”

 

Outubro

10/10 – Show de Luana Godin Group – Concert

11/10 – Hélio Barbosa com o espetáculo “A Comédia de Um Homem Só”

17/10 – Dança de rua com Emerson B.Boy

18/10 – Show de Cydo – Concert

24/10 – Poesia cantada no show “Duas Manhãs”

25/10 – Barracão EnCena com o espetáculo “A Venexiana“

31/10 – Show de Midjey – Concert

 

Novembro

01/11 – Gp7 Cinema com a exibição de “Colônia Cecilia”

07/11 – Show de Duo Dalia – Concert

08/11 – Cia. De Teatro Do Tatuquara com “A Menina Do Laço Vermelho”

 

 Programação da Hora do Conto

Data: dias 13 e 19 de setembro e 1º de outubro

Horário: sessões às 10h30 e às 14h30

Custo: entrada franca

Local: Casa da Leitura Laura Santos

Endereço: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/ nº

Mais informações: https://www.facebook.com/Tatuartfest/