Uma criança de seis anos também tem os seus desafios. O medo do escuro, o dente que está prestes a cair e o primeiro dia de aula são obstáculos a serem vencidos na infância. A autora Lílian Fleury Dória incentiva os pequenos a enfrentarem os seus problemas com imaginação e alegria em seu novo livro: “Sonhos de Titi”. Ela lança a publicação junto com a divertida obra “Um Gato Avacalhado”, do autor Guggo Rachwal, onde um touro de meia tonelada passa por situações inusitadas ao considerar-se um delicado felino. O evento da editora AbreAspas acontece no dia 5 de outubro, no Cine Passeio, e conta com uma animada programação para toda a família.     

A charmosa “Coffeeterie” do Cine Passeio será tomada pelo universo da literatura infantil no lançamento da editora AbreAspas. O evento, que acontece das 10h às 15h, tem o objetivo de apresentar ao público as mais novas obras literárias dos autores Lílian Fleury Dória e Guggo Rachwal, já atuantes na escrita para crianças e participantes do coletivo Era Uma Vez, que reúne escritores e ilustradores de destaque na capital paranaense. A ocasião também vai proporcionar às famílias uma oportunidade de incentivarem os pequenos à apreciação da leitura pelo contato com os autores, a narração lúdica das histórias e atividades recreativas relacionadas aos personagens.  

Pela manhã, às 11h30, e pela tarde, às 14h30, a história “Sonhos de Titi” será apresentada ao público por meio da música e da manipulação de objetos na contação da atriz Camila Canassa, do projeto Contações da Mila. Às 13h30, mais contação de histórias, com Guggo Rachwal, que apresentará o seu novo livro fazendo uso de interações multimídia. Logo após as sessões de narração de histórias, serão promovidos bate-papos com os autores. Pela tarde, a partir do meio dia, as crianças terão pintura de rosto com a maquiadora Luciana Zacharow. Serão desenhos inspirados nos personagens dos livros: a sonhadora menina Titi e o “gatouro” de “Um Gato Avacalhado”. Os pequenos ainda terão atividades recreativas à disposição durante todo o evento e os pais poderão usufruir do cardápio da cafeteria e bombonière local.  

As obras já tiveram pré-lançamento durante a Festa do Livro Infantil da Livraria da Vila do Shopping Pátio Batel, nos dias 21 e 22 de setembro, e já estão, desde já, à venda na loja. Também podem ser encontradas no site: https://mecontaumahistoria.minestore.com.br/produtos

 

Saiba mais sobre as obras

Sonhos de Titi – O livro acompanha um dia na vida de Titi, uma menina de seis anos que tem muitos sonhos, de noite e de dia. Com uma linguagem poética e bem-humorada, Lílian Fleury Dória descreve os sonhos e fantasias de Titi entremeados às situações da realidade que a menina precisa enfrentar com imaginação e alegria. A graça das situações e a fantasia dos sonhos ganha uma bela representação gráfica com os desenhos de Guggo Rachwal, que procura captar a poética do imaginário infantil em traços simples e despojados. Os sonhos da protagonista a ajudam a enfrentar e superar situações reais típicas da infância, como um dente que está prestes a cair, o medo do escuro e o primeiro dia de aula. O escrito oferece aos leitores uma história envolvente, pois mexe com a imaginação, a realidade e o sentimento de forma lúdica. 

 

Um Gato Avacalhado – um touro de meia tonelada começa a se comportar como um gatinho com menos de 2 quilos gerando situações engraçadas e muito transtorno em uma história divertida e cheia de interpretação. Gírias e metáforas populares são abordadas de forma lúdica e poética e transportam para a  ilustração a essência das figuras de linguagem. Na pequena trama, humanos e outros bichos ficam em polvorosa. Como resolverão o problema desse Gatouro? Liberdade e convivência são temas transversais da obra e a ideia de autenticidade é a reflexão que fica nas entrelinhas. Com argumento, ilustração e projeto gráfico de Guggo Rachwal, autor da coleção Turma do Rabzoio, “Um Gato Avacalhado” traz uma experiência literária no gênero do humor que é um presente artístico para os pequenos leitores e seus familiares. 

 

Conheça os autores

Lílian Fleury Dória – autora mineira que reside em Curitiba desde 1983. Foi professora do Curso de Artes Cênicas da Faculdade de Artes do Paraná, UNESPAR, por 30 anos. Foi diretora de teatro, atriz e produtora. Tem graduação em Filosofia e em Arquitetura e Urbanismo, mestrado em Literatura Brasileira pela UFPR e doutorado em Cinema e Literatura pela UNICAMP. Atuou nas áreas de Interpretação Teatro, Direção, Dramaturgia, Roteiros para Cinema e Dramaturgia e Encenação para Crianças. Autora do livro “Linguagem do Teatro”, pela editora IBPEX, em 2009. Também é autora de capítulos dos livros “Metodologia do Ensino de Arte” (2011), “Por Dentro da Arte” (2009), “Avaliação no Ensino da Arte” (2009), publicações da Editora IBPEX. Em 2016, publicou o seu primeiro romance, “Encarcerado”, pela editora Giostri. Em 2017, lança o livro infantil “Dia, Dia, Belo Dia” pelo projeto Palavras Arterias, da editora Pensa Mais, na Feira Literária de Ponta Grossa, promovida pela Secretaria da Educação do município.

Guggo Rachwal – ilustrador e cartunista curitibano formado em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com extensão em desenho animado pela FEMP – Faculdade de Educação Musical do Paraná. Publicou charges e tirinhas no Jornal O Estado do Paraná entre 2006 e 2011. Autor da coleção de livros “A Turma do Rabzoio”, publicado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do site www.rabzoio.com.br. Roteirista e diretor de filmes publicitários e desenhos animados. Diretor de criação publicitária com experiência em marketing educacional e pedagógico. Ilustrador do livro infantil “Dia, Dia, Belo Dia”, da autora Lílian Fleury Dória, pela editora Pensa Mais. 

 

Serviço

Lançamento de livros infantis no Cine Passeio

“Sonhos de Titi”, de Lílian Fleury Dória  e “Um Gato Avacalhado”, de Guggo Rachwal

Data: sábado, 5 de outubro   Hora: das 10h às 15h.

  •       Contação da História “Sonhos de Titi” – às 11h30 e às 14h30
  •       Contação da História “Um Gato Avacalhado” – às 13h30
  •       Bate-papo com os autores – sempre após as contações de histórias
  •       Pintura de rosto e atividades recreativas – a partir do meio dia

Local: Cine Passeio Endereço: Rua Riachuelo, 410 – Centro

Valor: Entrada franca