É inegável, o mercado cinematográfico em Curitiba cresceu virtuosamente. No cenário musical, as novas tecnologias e as propostas criadas pelas plataformas de distribuição audiovisual e musical, ampliaram as possibilidades no brainstorming dos roteiros.

EP lançado com todas as faixas em clipe vertical, vídeo feito em realidade virtual de pintura 3D, registro feito com vídeos enviados pelos fãs e por aí vai. Confira abaixo, uma seleção com 10 clipes lançados, entre junho e julho no cenário da música em Curitiba.

Mulamba – Vila Vintém 

Com direção da Órbita Filmes e composição de Cacau de Sá, a banda Mulamba lançou nesta segunda-feira (02), o clipe para música Vila Vintém. A letra inspirada na favela carioca, que dá nome ao novo trabalho, chama a atenção para todas as comunidades periféricas, “para que haja respeito por parte do Estado e para que haja infra-estrutura. Tudo isso é para fortalecer o rolê deles”, explica Carol Pisco, baterista da banda.

Central Sistema do Som – S.O.S Amazônia 

Com produção da Central Records e letra de Gui Miúdo, a Central Sistema do Som, traz em S.O.S Amazônia, um apelo sobre o genocídio indígena, questionando o papel da sociedade e a falta de amparo constitucional.

Charles Racional – Fusível 

Lançado em single, há quatro anos, a Charles Racional traz na poesia de Rudhá Sant’Ana a musicalidade para Fusível. A música produzida em 2014 por Henrique Meyer, ganha clipe com produção da Pangea Narrativas Ilimitadas. Além da banda, a música traz as participações de Iraja Max (trompete), Edivaldo Oliveira (sax), Alexandre Zultanski (trombone), Francisco Okabe (flauta Transversal) e Diego Menezes (teclados).

Raissa Fayet – Zoiúda

A letra de Zoiúda ficou conhecida pelo público há um ano, quando a cantautora e ativista, Raissa Fayet participou da edição curitibana do Sofar Sounds. Lançado há poucos dias em clipe bilíngue, com poesia em Libras, direção de Fernando Moreira e produção musical de Kastrup; a música é o primeiro single da trilogia Zoíuda. No dia 12 de setembro, Raissa lança Capim com participação do cantor e compositor, Russo Passapusso (Baiana System).

Romance da Flor – Pitombas do Amor 

Com produção de Du Gomide e letra de Alisson Santos (Charles Racional), as Pitombas do Amor lançaram o clipe do single Romance da Flor que integra o EP da banda previsto para este mês. O clipe traz diversas imagens dos fãs, vídeos do arquivo pessoal, e registros de shows da banda liderada pelos cantautores pernambucanos, Cristóvão e Léo Sódi. A direção e montagem é assinada por W. Crestani, da Xamã Filmes.

Leo Fressato – Louco e Divertido

Com direção de Bernardo Rocha e Carol Winter, Louco e Divertido é o clipe que dá nome ao novo álbum do cantautor, Leo Fressato. Com 15 anos de carreira e diversos sucessos em parcerias com a Banda Mais Bonita da Cidade e Tiago Iorc, o cantor brasiliense radicado em Curitiba, traz no single, o flerte com o pop e canta a superação após o fim de um relacionamento. A produção do álbum é assinada por Jérôme Gras e Ian Fonseca.

Cidrais – Refúgio 

Composta pelos irmãos Larissa, Vinicius e Binho Cidral, em julho a banda Cidral lançou o clipe de Refúgio, música que integra o EP Encanto. Assinado pelo duo criativo Thali & Gabi (a.k.a. Two Lost Kids), letra de Vinicius Cidral e produção musical da Valete Records, o clipe foi idealizado e realizado de maneira colaborativa.

Vem Jogar – Olívia, Carine Luup e Janine Mathias

Com produção assinada pela Toro Creative Audio e letra de Dani Zan e Janine Mathias, Vem Jogar foi lançada em apoio ao futebol feminino brasileiro. A música traz uma mensagem potente unida com as percussões de uma escola de samba, os graves da música eletrônica brasileira, o piano da bossa nova e o beatbox do funk.

Vacanam – A Roupa 

 

Composição de Eduardo Azevedo e Tuan Lemos, a produção de A Roupa projetou a banda Vacanam com o clipe lançado em realidade virtual. Ao longo de quatro meses, o resultado final da produção traz uma viagem psicodélica pelas letras da canção construídas a partir do Tilt Brush – aplicativo de realidade virtual de pintura 3D em escala de sala disponível no Google.

Siamese – Fim 

 

Siamese lançou recentemente seu primeiro EP com produção musical de The White Black e Rodrigo Zin. Com cinco faixas, Overdose explora a sonoridade do R&B, Soul, POP e Rap. O projeto traz as colaborações da banda TUYO, a rapper paulistana, Danna Lisboa e Lucas Boombeat. O artista divulgou todas as músicas em clipe vertical no seu canal no YouTube.

Tem sugestões e quer ver o seu clipe publicado aqui? Mande o presskit pelo e-mail [email protected]!