O centro de Curitiba recebe pela primeira vez o Ônibus Museu nesse fim de semana. O veículo adaptado como espaço cultural sobre rodas estaciona no calçadão da Rua XV de Novembro, em frente ao Edifício Garcez, no sábado,15. Estará aberto para visitação das 9h às 14h. A entrada é franca.

Lançado em maio, o Ônibus Museu começou seu percurso visitando escolas municipais dos bairros curitibanos, e agora chega ao Centro da cidade. O projeto é realizado pelo Solar do Rosário, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Impextraco, Roca, Blount, Greca Asfaltos, Fertipar e Instituto Joel Malucelli. Conta também com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.

O Ônibus Museu faz parte do projeto Artes e Patrimônio – Ônibus da Cultura, que iniciou em junho do ano passado com o lançamento do Ônibus Palco, um veículo totalmente equipado para a realização de espetáculos – como shows musicais e peças teatrais.

O Ônibus Palco, por sua vez, estará neste sábado 15 no Pinheirinho. Fará uma apresentação às 14h no Praça Zumbi dos Palmares, com espetáculo do grupo de palhaços Os Barbacas.

 

Museu interativo

O Ônibus Museu transformou um antigo veículo do transporte coletivo numa unidade cultural moderna e interativa. Nele, o visitante é convidado não a apenas ver ou apreciar, mas a participar. O espaço conta com 14 estações, equipadas com painéis, projetores, óculos de realidade virtual, telas sensíveis ao toque, jogos de montar e tablets, entre outros equipamentos que permitem uma experiência de interação.

Obras de arte reais e reproduções também fazem parte do acervo deste museu móvel.

Artefatos indígenas e obras de artistas curitibanos como Poty Lazzarotto, além de fotografias e mapas antigos, decoram algumas de suas paredes. No espaço externo, duas caixas de areia fixadas à carroceria reproduzem canteiros de escavações paleontológicas e arqueológicas. Pincéis e lupas estão disponíveis para que o visitante faça sua própria escavação, desenterrando réplicas de fósseis e artefatos criados pelos primeiros humanos a povoar a região.

O conteúdo do Ônibus Museu aborda três temas: história, paisagem urbana de Curitiba e museologia. Interligando tudo isso, revela desde a pré-história na região da capital paranaense até a formação da metrópole moderna, com suas paisagens, mistura de etnias e interferências artísticas. Temas como a compreensão do que é um museu e como aproveitar melhor a experiência de visitá-lo também são destacados.

 

Serviço

Ônibus Museu no Centro

Data e Horário: Sábado (15/6), das 9h às 14h.

Entrada: franca.

Local: Calçadão da Rua XV de Novembro (em frente ao Edifício Garcez) – Centro, Curitiba – PR

 

Ônibus Palco no Pinheirinho

Data e Horário: Sábado (15/6), às 14h.

Atração: Apresentação do grupo “Os Barbacas”

Local: Praça Zumbi dos Palmares – Regional Pinheirinho

Endereço: Rua Lothário Boutin, 374 – Pinheirinho, Curitiba – PR

Entrada: franca.