2019 foi um ótimo ano para quem gosta de cinema. O coreano Parasita, de Bong Joon-Ho, levou tudo no Oscar, numa premiação mais do que merecida. Se vocês ainda não se convenceram que precisam ver esse filme, não sou eu que vou fazer vocês mudarem de ideia. Coringa, Midsommar, O Farol e A Vida Invisível são outros quase unânimes: todos maravilhosos, mas disso vocês já sabem. 

Agora vamos comentar sobre o que ficou de lado na maioria das críticas e indicações mainstream (não raramente, por um bom motivo). Filmes de temática pouco usuais, com histórias bizarras e cuja grande reflexão no final é fazer o espectador ficar assim:

Mas também vou tentar indicar bons filmes, que só ficaram de fora dos grandes circuitos. Aliás, bom tá nos olhos de quem vê. Então abre o coração e vem comigo. 

LIMBO (Mark Young)

Limbo

Um assasino morre e acaba num lugar que não é nem o céu, nem o inferno e nem o purgatório, passando por um inusitado julgamento. De um lado, uma inexperiente representante celestial, do outro, um amargurado anjo caído. Se você achar que as piadas são ofensivas ou ruins demais, resta o consolo de lembrar que o filme é curto, tem uma hora e meia. 

 

A MORTE DE DICK LONG (Daniel Scheinert) 

A Morte de Dick Long

Esse diretor já tinha feito um filme estranhíssimo em 2016, chamado Um Cadáver para Sobreviver, estrelando ninguém menos do que Paul Dano e Daniel Radcliffe. E dessa vez, por mais improvável que pareça, o homem conseguiu se superar na bizarrice.
No início, o filme parece um suspense normal, quase monótono. Um homem morre e dois amigos tentam esconder o corpo para forjar a causa da morte, que ainda não sabemos qual é. A medida que a história se desenrola, as coisas vão ficando cada vez mais absurdas e constrangedoras. Acho que era pra ser um filme sério, mas em geral as pessoas acham graça. Dizem que é baseado em fatos reais.

 

A ARTE DA AUTODEFESA (Riley Stearns) com Jesse Eisenberg

A Arte da Autodefesa

Se você é fã de comédias como Superbad, ou Anjos da Lei, esse filme é pra você. O protagonista é Jesse Eisenberg, um homem tímido que tenta aprender uma arte marcial depois de ser atacado na rua perto de casa. Nas aulas de karate, ele de fato aprende a ser mais autoconfiante e enfrentar seus medos. Mas as coisas vão ficando violentas e tomam rumos inesperados. 

 

GREENER GRASS (Dawn Luebbe  e Jocelyn DeBoer)

Greener Grass

Olha, eu devo avisar que esse é um ótimo candidato a filme mais esquisito da lista. Começa com as cores saturadas, passa pelos figurinos,  pelos personagens e finalmente, chega na história. Tudo é estranho. O filme é uma sátira ao estilo de vida da família de comercial de margarina. Famílias que parecem perfeitas, que fazem de tudo para parecerem perfeitas, mas que na verdade tem problemas bastante… excêntricos. Vale a pena se você estiver procurando algo bem diferente pra ver.

 

A COR QUE CAIU DO ESPAÇO (Richard Stanley)

A Cor que Caiu do Espaço

Último filme de Nicolas Cage, A Cor que Caiu do Espaço, é uma adaptação do conto de H.P. Lovecraft, um dos nomes mais importantes da literatura de terror. O filme conta a história de uma estranha forma (na verdade, uma cor) alienígena que aterrissa no jardim de uma família que vive no interior. O contato com a cor extraterrestre causa mutações pavorosas e que vai impressionar os amantes de horror O diretor disse que esse é o primeiro de uma trilogia de filmes com roteiros adaptados de livros.
 

THE BEACH BUM (Harmony Korine)

The Beach Bum

Harmony Korine é um dos meus diretores favoritos. Eu aprecio muito a capacidade dele de inserir  elementos aleatórios nos filmes de uma maneira inusitada, que as vezes é engraçada e as vezes é triste. A vida tem muito desses momentos que não fazem sentido. O elenco escolhido conta com Matthew McConaughey, Snoop Dogg, Isla Fisher, Stefania LaVie Owen, Martin Lawrence, Zac Efron e Jonah Hill. É um filme sobre um cara que é poeta, ricaço e usuário de vários tipos de drogas em uma jornada tentando encontrar… algo. É o tipo de coisa que você tem que ver pra (não) entender.

Por hoje, é isso. Espero que vocês se divirtam vendo essas indicações. Depois me contem se vocês gostaram ou não!