A 1ª edição do Curta Paranaguá – Festival de curtas-metragens – está com inscrições abertas. Interessados de todo o país podem inscrever seus trabalhos nas categorias Ficção, Documentário, Experimental, Animação e Infantil, tem do dia 15 a 30 de junho para realizar a inscrição. 

O Regulamento está disponível no site https://curtaparanagua.com.br/ e as inscrições devem ser feitas de forma online.

cinema-claquete-ilustrativa-pixabay
Foto: ilustrativa Pixabay

O Curta Paranaguá – festival de curtas-metragens – acontecerá entre os dias 18 e 22 de setembro de 2024 com entrada gratuita, no Teatro Raquel Costa no Centro Histórico da cidade. O evento acontecerá de forma presencial e online com exibição das mostras competitivas no site do Festival onde o público poderá votar o melhor filme.

A direção artística do Festival é do ator e produtor cultural Marcio Branco, da Pulsar Produções, atua na área artística há 30 anos. Branco realizou seu primeiro documentário em 2020 sobre a comida caiçara do litoral paranaense e desenvolveu a websérie GPS Cultural Paranaguá em 2021.

A curadoria é do jornalista, professor e doutor em Comunicação e Linguagens, Paulo Camargo. Camargo é editor, cronista e crítico de cinema do portal Escotilha de jornalismo cultural.  A programação completa do Festival será divulgada em agosto.

Além das Mostras Competitivas com os curtas-metragens selecionados, haverá exibição de longas-metragens paranaenses convidados.

O festival também terá a oficina de Cinema “Meu Primeiro Curta”, ministrada por Tiago Nascimento, da TCN Filmes, de 18 a 21 de setembro, das 9h às 13h, no Teatro Raquel Costa, em Paranaguá. O resultado da oficina será exibido na noite de encerramento e premiação do Festival. Serão destinadas 20 vagas gratuitas para esta Oficina. As inscrições serão abertas somente em agosto no site do Festival.

cartaz-amostra-curta-paranagua
Foto: Divulgação/Assessoria

HOMENAGEM A UM DESBRAVADOR DO CINEMA EM PARANAGUÁ

O homenageado da 1ª edição do Curta Paranaguá – Festival de curtas-metragens é o cineasta amador do litoral paranaense Cyro Matoso, considerado um tesouro cultural de Paranaguá. Cyro Jocelim Matoso faleceu aos 85 anos, em 2019, e deixou uma marca significativa na cena cinematográfica local. Autodidata, descobriu sua paixão pelo cinema na década de 70, produzindo com recursos próprios ou provenientes de vendas de suas obras de arte.

Seu primeiro filme, “Aparição da Virgem do Rocio”, em 1975, recebeu prêmio incentivo no Festival Nacional de Super-8, onde concorreu como único paranaense. “Além de cineasta, Matoso era um talentoso pintor e desenhista, retratando a antiga Paranaguá em suas obras”, destaca o diretor artístico do Festival, Marcio Branco. O produtor cultural explica que o legado do cineasta inclui filmes que, mesmo com limitações técnicas, capturam a essência da cidade.

“Apesar de nunca ter lucrado financeiramente com suas obras, sua paixão e dedicação pelo cinema são inspiradoras. Seu trabalho continuará a brilhar nas telas e nas memórias daqueles que o admiram”, revela Marcio.

O Curta Paranaguá – Festival de curtas-metragens é dedicado à promoção e celebração da arte cinematográfica e em especial as produções paranaenses. Segundo o diretor artístico, o objetivo principal é proporcionar um espaço de destaque para artistas e cineastas paranaenses com filmes convidados e abrir espaço para cineastas que produzem curtas-metragens de todo o país nas mostras competitivas. Para Marcio, outro objetivo é promover a diversidade cultural por meio do cinema, fomentando a produção audiovisual, em especial na região litorânea do Paraná.

Curta Paranaguá – Festival de curtas-metragens

De 18 a 22 de setembro no Teatro Raquel Costa, Rua XV de Novembro, 87 – Centro Histórico – Paranaguá – PR

Inscrições Curtas-metragens: 06 a 30 de junho de 2024

Regulamento e mais informações: https://curtaparanagua.com.br/

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Curta Paranaguá: festival de curtas-metragens abre inscrições para todo o país

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.