Você piscou e o ano já quase terminou, mas a Cinemateca de Curitiba continua a todo vapor. Nessa reta final, a sala de cinema da Fundação Cultural oferece uma programação especial para deixar dezembro mais leve e divertido. É mostra de Comédias, com exibição de 14 filmes de diferentes diretores e épocas.
A mostra Dezembro de Comédias tem 11 dias de diversão, começando nesta sexta (5/12) até 21 de dezembro.

A seleção traz comédias atemporais de vários lugares do mundo, a partir de 1920. Os filmes misturam desde clássicos estrelados por Marilyn Monroe e Charles Chaplin, até obras contemporâneas com Jô Soares e Selton Mello.
Outro destaque é o diretor Woody Allen, com a comédia romântica Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, protagonizada pela atriz Diane Keaton, falecida em outubro deste ano.
Na primeira semana da mostra serão exibidos Quanto Mais Quente Melhor, Monty Python e o Cálice Sagrado (do lendário grupo de comédia britânico), Lisbela e o Prisioneiro e O Professor Aloprado. Neste último filme, Eddie Murphy vive um professor de genética que é constantemente ridicularizado. Ao se apaixonar por uma colega de trabalho, ele testa em si mesmo uma fórmula que o transforma em um jovem charmoso, e precisa lidar com as complicações de sua vida dupla.
De quinta-feira (11/12) até segunda (15/12), a programação apresenta A Gaiola das Loucas e As Aventuras de Priscilla – A Rainha do Deserto, com temáticas LGBT+, além de o premiado Aconteceu Naquela Noite, Uma Noite na Ópera e o Incrível Exército de Brancaleone.
Para finalizar, as sessões de quinta-feira (18/12) a domingo (21/12) trazem O Grande Ditador, de Charles Chaplin, A General, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, O Homem do Sputnik e A Corrida do Século.
Na produção brasileira O Homem do Sputnik, um casal é surpreendido por um estrondo em seu galinheiro e lá encontra um globo metálico. No dia seguinte, Cleci lê no jornal sobre o acidente com o satélite russo Sputnik e reconhece na fotografia um objeto semelhante. A descoberta atrai a atenção de espiões internacionais que os perseguem incessantemente, criando um caos.
Confira AQUI os filmes que serão exibidos.
Serviço
Dezembro de Comédias na Cinemateca de Curitiba
R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Entrada: Gratuita
Quanto Mais Quente Melhor (EUA, 1959, 120’)
5 de dezembro, às 19h
Classificação: 14 anos
Monty Phyton e O Cálice Sagrado (UK, 1975, 90’)
6 de dezembro, às 19h
Classificação: 14 anos
Lisbela e O Prisioneiro (BR, 2003, 106’)
7 de dezembro, às 16h
Classificação: 14 anos
O Professor Aloprado (EUA, 1963, 107′)
7 de dezembro, às 18h
Classificação: Livre
A Gaiola Das Loucas (FR, 1978, 103’)
11 de dezembro, às 19h
Classificação: 14 anos
Aconteceu Naquela Noite (EUA, 1934, 105’)
12 de dezembro, às 19h
Classificação: Livre
As Aventuras De Priscilla, A Rainha Do Deserto (AU, 1994, 104’)
13 de dezembro, às 19h
Classificação: 14 anos
Uma Noite Na Ópera (EUA, 1935, 92’)
14 de dezembro, às 16h
Classificação: Livre
O Incrível Exército De Brancaleone (IT, 1966, 120’)
14 de dezembro, às 18h
Classificação: Livre
O Grande Ditador (EUA, 1940, 125’)
18 de dezembro, às 9h
Classificação: Livre
A General, Buster Keaton (EUA, 1926, 89’)
19 de dezembro, às 19h
Classificação: Livre
Noivo Neurótico Noiva Nervosa (EUA, 1977, 93’)
20 de dezembro, às 19h
Classificação: 14 anos
O Homem Do Sputnik (BR, 1959, 98’)
21 de dezembro, às 16h
Classificação: Livre
A Corrida Do Século (EUA, 1965, 160’)
21 de dezembro, às 18h
Classificação: Livre

