Poucas composições atravessaram séculos mantendo a mesma capacidade de emocionar públicos de diferentes gerações. Neste domingo (14), o público poderá assistir ao concerto gratuito de Vivaldi em Londrina. A apresentação traz “As Quatro Estações”, uma das obras mais celebradas da música erudita.

Orquestra Bravi Londrina As Quatro Estações Vivaldi Foto de Fábio Alcover
A Orquestra Acadêmica Bravi apresenta “As Quatro Estações” de Vivaldi, em concerto gratuito em Londrina. Foto: Fábio Alcover

O concerto gratuito de Vivaldi em Londrina acontece às 16h30, na Capela do Colégio Mãe de Deus. A apresentação integra a programação do Festival Internacional de Londrina (FILO). O maestro Jhonatan Santos conduzirá o concerto. Já os solos ficarão a cargo da violinista carioca Priscila Rato.

Inicialmente previsto para a Concha Acústica, o espetáculo foi transferido para a capela devido à previsão de chuva. Dessa forma, o público poderá acompanhar a apresentação em um espaço coberto.

Orquestra Bravi aposta na democratização da música de concerto

A proposta da Orquestra Acadêmica Bravi vai além da execução de um clássico. O objetivo é aproximar a música de concerto ao cotidiano das pessoas para ampliar o acesso da população a produções culturais de qualidade.

Segundo o maestro Jhonatan Santos, levar uma obra da dimensão de “As Quatro Estações” para um espaço fora dos teatros tradicionais reforça a ideia de que a música clássica pode ser apreciada por todos os públicos. Sendo assim, a iniciativa busca atrair tanto os admiradores da música erudita quanto aqueles que terão o primeiro contato com esse universo.

“A Orquestra Acadêmica Bravi tem como missão ampliar o acesso à música de concerto e formar plateias. Levar uma obra dessa importância para um espaço diverso do teatro ou das casas de apresentação é uma forma de mostrar que a música clássica pode estar presente no cotidiano das pessoas e ser apreciada por todos”,

explica Santos.

Além disso, a apresentação também convida os espectadores a uma experiência de contemplação sobre o tempo, a natureza e os ciclos da vida, temas que atravessam a obra de Vivaldi e dialogam com a proposta artística do espetáculo.

Violinista Priscila Rato faz estreia em Londrina

Um dos grandes destaques do concerto será a participação da violinista carioca Priscila Rato, que se apresenta pela primeira vez na cidade.

Violinista Priscila Rato estreia em Londrina FILO Foto de Natalia Cavalcante
A violinista Priscila Rato é a solista convidada da Orquestra Bravi na apresentação de “As Quatro Estações”. Foto: Natália Cavalcante

Reconhecida nacionalmente, a musicista possui formação acadêmica no Brasil e aperfeiçoamento profissional na Suíça. Atualmente, atua como spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da UFRJ.

Para a violinista, interpretar “As Quatro Estações” é sempre uma experiência especial, já que a obra está entre as mais conhecidas da música clássica e desperta memórias afetivas em grande parte do público. Inclusive, muitas pessoas reconhecem trechos da composição mesmo sem saber o nome da obra ou do compositor.

Onde assistir ao concerto gratuito de Vivaldi em Londrina

Com produção executiva de Thalita Deldotti Alcantara, a Orquestra Bravi é formada pelos músicos Nátalie Nietsche, Isadora Chieko Miyoshi, João Pedro Santos, Daniel Kenzo, Marcelo Ramos, Matheus Taichi Otuyama, Breno Diogo, Fernando Campaner, Daniel Salvadego, Rodrigo Salvadego, Miriam de Souza, Arthur Alves, Rose Taques, Jaziel Barros dos Santos, Célio Matias e Gonzalo Rebeläto.

A apresentação é uma oportunidade para quem aprecia música clássica e também para todas as pessoas que desejam conhecer de perto uma das obras mais executadas do repertório mundial.

Serviço

Das Estações de Vivaldi aos Céus de Londrina
Data: domingo, 14 de junho
Horário: 16h30
Local: Capela do Colégio Mãe de Deus (Rua Goiás, 830)
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre

📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.