Grávida de gêmeos, Ana Paula Guedes, de 30 anos, não pôde sentir o toque ou o primeiro olhar dos filhos logo após o parto como a maioria das mães. A paciente foi diagnosticada com coronavírus no sétimo mês de gravidez e apenas nesta segunda-feira (1), depois de 26 dias do nascimento dos bebês, conseguiu conhecer os filhos pessoalmente no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. Um vídeo registrou o momento emocionante do encontro de mãe e filhos. (assista abaixo)

 

 

De acordo com informações do hospital, devido a complicações da doença e do risco de infecção dos bebês, o parto foi feito de emergência. Os gêmeos nasceram prematuros e ficaram sob os cuidados da equipe de assistência da UTI Neonatal. Ana Paula só pode conhecê-los por videochamada até se recuperar da doença. Para segurança dos bebês, o pai também teve que ficar distante.

Obstetra

A médica obstetra, Helena Amorim, responsável pelo parto, explica que a escolha por interromper a gravidez foi tomada porque a mãe apresentava um quadro de insuficiência respiratória grave. “Essa insuficiência respiratória grave poderia levar ao óbito fetal e pensando nisso, resolvemos pela interrupção da gravidez. Assim conseguimos dar mais chances de sobrevida aos bebês no ambiente da UTI Neonatal”, disse a médica.

Ana Paula foi isolada durante o procedimento. “A mãe manteve-se isolada no momento do procedimento cirúrgico, utilizando máscara e separada da equipe através de campos cirúrgicos. Este foi o primeiro parto com risco de coronavírus que nós realizamos e utilizamos estratégias de treinamento de acordo com os protocolos da OMS (Organização Mundial da Saúde)”, contou Amorim.

A mãe foi internada no dia 5 de maio com sintomas de Covid-19. A cesária foi realizada no dia seguinte e Ana Paula ficou dois dias internada na UTI. Ela recebeu alta no dia 22 e aguardou o resultado negativo do teste de coronavírus para ter contato com os bebês.

Agora, no quarto do hospital, os gêmeos estão recebendo os cuidados dos pais. Um dos meninos nasceu com 1,675 kg e outro com 2,190 kg.