Velórios têm restrições em razão do novo coronavírus. - Na imagem, Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Foto: Jaelson Lucas/SMCSVelórios têm restrições em razão do novo coronavírus. – Na imagem, Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Foto: Jaelson Lucas/SMCS

Em razão das medidas adotadas para conter as transmissões do novo coronavírus, os velórios nas capelas municipais devem durar o menor tempo possível (até quatro horas) e ter limitação de pessoas. As orientações são do Serviço Funerário Municipal  da Secretaria do Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde.

Dentro das capelas, será permitida a presença de até dez familiares. Fora dela, deve ser evitada ao máximo a aglomeração de pessoas.

Quem comparecer ao velório deve seguir as orientações de distanciamento, manter as portas e janelas sempre abertas e evitar tocar na pessoa velada. Ao entrar e sair, sempre deve ser feita a higienização das mãos com o álcool em gel.

Não devem comparecer à capela ou ao cermitério idosos com mais de 60 anos e pessoas com doenças crônicas, além daquelas suspeitas de ter contraído a covid-19.

Sepultamento

Nos cemitérios municipais, em razão de serem espaços abertos, o número de pessoas para a cerimônia de sepultalmento pode até ser um pouco maior. Mas valem as medidas de se manter a distância entre as pessoas.

“É o momento de ressignificar e encontrar outras formas de mostrar o nosso carinho e solidariedade com a família, como as mensagens e telefonemas”, sugere a diretora de Serviços Especiais da Secretaria do Meio Ambiente, Clarissa Grassi.

Mortes por coronavírus

O Serviço Funerário desaconselha a realização do velório em casos confirmados ou suspeitos de coronavírus. Se for a vontade da família, alguns cuidados extras devem ser tomados. A urna deve ficar fechada. O sepultamento deve ser rápido.

No Serviço Funerário

Devem comparecer ao Serviço Funerário Municipal, no máximo, dois parentes diretos do falecido, também com o intuito de evitar aglomerações e proteger a saúde dos usuários e dos servidores.