Fruto de um relaxamento que se tornou geral na sociedade de Curitiba, muitos moradores estão procurando Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimento não emergenciais, indo com a família e até buscando consultas odontológicos de rotina, onde os aerosóis são de alto risco para contaminação pelo coronavírus. Segundo o diretor de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Juliano Gevaerd, as medidas de prevenção precisam ser mantidas, até porque as UBS também recebem pacientes com sintomas da Covid-19.

(Foto: Arquivo SMCS)

 

“Importante destacar que organizamos as unidades com fluxo em Y para acolher os usuários com segurança e o distanciamento social adequado. O fluxo em Y é a distância entre pacientes com sintomas de coronavírus e outros, para evitar a contaminação. Nossa recomendação é que quem não tenha demandas emergenciais, postergue a ida as unidades de saúde”, descreveu.

Além disso, Gevaerd lembrou que a entrega de medicamentos para pacientes vulneráveis acontece na residência deles. “A nossa recomendação é que idosos só procurem as Unidades de Saúde em caso de emergência, não se procure em outros casos, porque estamos fazendo o monitoramento destes grupos prioritários das unidades de saúde”, disse.

Odontologia só emergências

Outro ponto fundamental é que o atendimento odontológico só deve ser para emergências, porque é um local com alto risco de contágio. “Nós só estamos fazendo os atendimentos de emergência, indo de acordo com todas as recomendações cientificas, por conta da presença dos aerosóis, que transmitem o vírus de forma mais rápida. Atendimentos eletivos devem esperar e apenas os de emergência acontecem neste momento”, salientou.

Nada de família

Com o relaxamento, já tem pessoas indo com a família toda nas Unidades de Saúde, o que não é recomendado. “Deve-se evitar aglomeração ainda mais nas unidades. O ideal é fazer um agendamento para ir na unidade, para que se fique menos neste ambiente onde há outras pessoas. Se tiver que ir, vá sozinho”, concluiu.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Unidade de Saúde é recomendada só para emergência e não é para ir em família, alerta Prefeitura

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.