O Quatro Mitos e Verdades, da Banda B, teve como tema nesta semana o cabelo. A especialista Fabiane Mulinari Brenner, que é dermatologista do Hospital de Clínicas, respondeu a 14 questionamentos.

1-Tingir o cabelo causa queda dele?

Mito. A tintura só altera o fio de cabelo. Ela pode quebrar o fio de cabelo, mas não causa interferência no crescimento/nascimento dele.

2-Cortar os fios na lua cheia dá volume aos cabelos?

Mito. Não existe comprovação científica de que a lua interfira nisso, apesar de muitos acreditarem. É apenas uma crença popular.

3-Anticoncepcional causa queda no cabelo?

Mito. Muitas vezes o anticoncepcional ajuda no crescimento do cabelo. Pessoas quem têm calvície podem usá-lo, inclusive, como opção de tratamento.

4- Colocar pílula anticoncepcional no shampoo fortalece os fios?

Mito. Não há absorção do anticoncepcional pelo couro cabeludo, especialmente em shampoo, porque fica muito pouco tempo em contato.

5- Passar babosa nos cabelos é importantes os fios?

Verdade. Ela tem um efeito lubrificante e pode melhorar a qualidade do fio e também hidratá-lo, mas não ajuda na questão da queda do cabelo.

6- A alimentação influencia na queda do cabelo?

Verdade. Restrições alimentares e deficiências nutricionais podem interferir no crescimento dos cabelos e na queda. Alimentação rica em proteínas e vitaminas antioxidantes mantém os cabelos fortes e saudáveis.

7- Cortar as pontas do cabelo garantem um crescimento mais saudável?

Mito. O corte das pontas não interfere no crescimento dos fios, mas como elas são mais quebradiças, o fato de você cortar regularmente faz com que o crescimento pareça mais homogêneo, diminuindo a quebra das pontas do fio.

8- Usar sempre o mesmo shampoo perde o efeito?

Mito. Porém, em pacientes que tem cabelo mais oleoso, muitas vezes o ideal é associar shampoos do que usar o mesmo todos os dias.

9-É fundamental usar shampoo antiresíduo?

Mito. Não é obrigatório o uso deste tipo de shampoo. Ele tem a função de remover a oleosidade ou produtos como gel e laquê, aí pode ser usado ocasionalmente, mas não como uma regra.

10-Produtos como gel e laquê causam danos ao cabelo?

Mito. Estes produtos não interferem na queda do cabelo, a não ser que exista a alergia a algum dos componentes dele. Isso sim poderia interferir no crescimento do cabelo ou causar uma irritação no couro cabeludo.

11-Água fria deixa o cabelo mais brilhante?

Mito. Na verdade, isso é importante para reduzir a remoção da oleosidade do couro cabeludo. Pode diminuir a irritação, mas não interfere no crescimento/brilho.

12-Raspar muito o cabelo prejudica o crescimento dele?

Mito. O fato de cortar ou até rapas frequentemente não interfere na espessura do fio. Ele continua da mesma forma.

13-Presença de caspa não necessariamente representa um problema?

Verdade. Muitos pacientes têm uma descamação regularmente do couro cabelo e isso não necessariamente é um problema.É possível tratar isso, mas apenas para conforto do paciente

14- Marca do shampoo interfere na qualidade do cabelo?

Mito. Sempre comento que se for pra gastar, é melhor no condicionador do que no shampoo, porque o shampoo fica muito pouco tempo em contato com o couro cabeludo, tendo uma eficiência pequena. Já produtos como condicionadores e cremes têm um resultado melhor no tratamento, a não ser que o paciente tenha alguma alergia. Ou seja, você pode usar aquele shampoo barato do supermercado.