A Sanepar interrompeu o fornecimento de água para praticamente metade da população de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, após uma tentativa de furto de combustíveis de um dos oleodutos da Petrobras, em uma área rural de São José dos Pinhais. Com isso, na tarde desta sexta-feira (15) houve o vazamento de etanol e gasolina, que acabaram atingindo o solo e, posteriormente, o Rio Despique. A Estação de Tratamento de Água da região foi fechada.

Foto: Colaboração

 

“A captação do Rio Despique é muito importante, e com esse problema cerca de 60 mil moradores foram prejudicados. Agora estamos monitorando a qualidade da água e os órgãos ambientais fizeram as ações emergenciais”, disse Julio Gonchoroski, Diretor de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Sanepar.

Segundo informa a Companhia de Saneamento do Paraná, com este rompimento o abastecimento está sendo realizado apenas pela captação emergencial de cavas, que são formadas a partir da extração de areia, e que atende – apenas – a um terço da vazão necessária. Ainda, a parcela de moradores que não está inclusa no rodízio de abastecimento também ficará sem água enquanto o problema não for resolvido.

Julio afirmou à Banda B que a Companhia está tentando reprogramar o rodízio de Fazenda Rio Grande e trazer água do Rio Miringuava, de São José dos Pinhais, que infelizmente também enfrenta a escassez de água. “Nos próximo dias teremos uma visão mais ampla sobre isso e esperamos poder reabastecer a população rapidamente”, concluiu.

A orientação da Sanepar é que a população faça o uso racional da água e se atente para os hábitos relacionados à higiene. “A prioridade deve ser alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar carro, calçadas, regar jardins, etc devem ser adiadas durante o período de estiagem”, instrui o órgão responsável.

Ainda não há informações concretas sobre quando o serviço se normalizará.

Vídeo

Serviço

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br.