Uma árvore despencou em cima de uma casa no bairro Pilarzinho, em Curitiba, na manhã desta sexta-feira (30). O morador que estava dentro de casa no momento da queda conseguiu sair e ninguém se feriu. Segundo ele, a Prefeitura de Curitiba já tinha enviado uma equipe para realizar a poda da árvore, mas foi embora quando notou que havia flores do ipê.

 

 

A casa fica na rua Augusto Hauer e há anos os moradores tentam o corte da árvore. Ainda assustado, o dono da casa Osni da Silva disse que ouviu estalos e resolveu sair.

“Susto grande, eu estava sentado no canto do sofá, começou a estalar tudo e nesse momento eu corri para o outro canto, quando eu vi só barulho e isso aí. Caiu dentro da casa, pegou na casa da vizinha, também”, contou, em entrevista à Banda B.

Segundo o morador, a Prefeitura de Curitiba autorizou o corte da metade da árvore. “Mas disseram que a gente tinha que esperar sair as flores, porque não dava para fazer com flores, mas aí aconteceu isso. O pessoal veio aqui para cortar, mas não podou porque tinham flores e disse que iria vir depois. Terreno com os impostos tudo em dia, mas aconteceu isso aí, né? Por sorte ninguém se machucou. Mas, vou ter que correr para cobrir o prejuízo, né?”, finalizou.

 

 

Resposta

A Banda B entrou em contato com a Prefeitura de Curitiba que enviou o seguinte retorno:

Para solicitar o corte de árvores ou galhos em terrenos particulares, o cidadão deve procurar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e abrir um protocolo de atendimento. Técnicos da secretaria vão até o local para a vistoria.

Se houver risco de queda, é autorizado o corte que deve ser providenciado pelo proprietário do terreno por meio de empresa especializada. Se não for constatado risco de queda, a árvore não deve ser cortada.

São estes os endereços para atendimento do protocolo de solicitações de Licenciamento Ambiental:
Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Avenida Manoel Ribas, 2727, bairro Mercês
Rua da Cidadania Boa Vista- Avenida Paraná, 3600 (próximo do Posto de Saúde 24h), bairro Boa Vista
Rua da Cidadania Boqueirão – Avenida Mal. Floriano Peixoto, 8430, bairro Boqueirão
Rua da Cidadania Matriz – Praça Rui Barbosa, 101, Centro
Rua da Cidadania Pinheirinho – Avenida Winston Churchill, 2030, bairro Capão Raso
Rua da Cidadania Santa Felicidade – Rua Santa Bertila Boscardin, 213 (ao lado do Terminal Santa Felicidade), bairro Santa Felicidade
E-mail: [email protected]
Aqui neste link do site da Prefeitura tem toda a explicação de como pode ser feito esse corte ou poda de árvore:

https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/licenciamento-ambiental-podarcortar-arvore/577#:~:text=Qualquer%20poda%20ou%20corte%20de,Secretaria%20Municipal%20do%20Meio%20Ambiente