(Foto: Divulgação)

 

Tão sonhada e debatida em Curitiba, pela facilidade que traria ao usuário do transporte coletivo, a integração ponto a ponto, também chamada temporal (válida por uma hora), começou a funcionar em Araucária, na região metropolitana. O anúncio foi feito pela prefeitura municipal nesta terça-feira. A cidade metropolitana vai reduzir ainda mais a tarifa do Triar em breve: de R$ 2,90 para R$ 2,65 e mantendo a integração gratuita com as linhas metropolitanas (via terminais da cidade).

Com o uso do cartão Triar, o morador de Araucária poderá desembarcar e embarcar em uma outra de linha de ônibus sem precisar pagar nova tarifa e sem ir a um dos terminais da cidade. A integração ponto a ponto permite a gratuidade em mais 2 ônibus (de linhas diferentes) durante o período de 1 hora, após a utilização do cartão Triar no 1º veículo. A novidade, na prática, faz com que um ponto de ônibus funcione como um terminal de integração.

Com este benefício, o crédito do cartão do Triar será descontado apenas na 1º vez que passar em um dos ônibus do sistema local. Nos outros ônibus que embarcar (até dois) não haverá desconto no crédito (desde que dentro do tempo previsto e que não haja repetição de linha). Neste caso, o aparelho validador do ônibus mostrará a mensagem “Integração Temporal”. Durante o mês de março, 9.154 pessoas já utilizaram esse tipo de integração entre ônibus do Triar no período de teste, conforme informações da Superintendência de Transporte Coletivo de Araucária.

Segundo a superintendência, a integração ponto a ponto deve encurtar o tempo de deslocamento dos usuários pela cidade já que muitos poderão trocar de linha gratuitamente sem precisar ir aos terminais. Vias como a Pedro Druszcz/São Vicente, Manoel Ribas, Avestruz, Archelau/Ceará, Avenida das Araucárias e Avenida das Nações são exemplos de locais onde circulam diversas linhas do Triar e onde será possível a troca gratuita de linhas. Outro exemplo é a região da rotatória no CSU. Há cinco linhas do Triar que passam pelo local e com destinos diversos.

Em Curitiba

Em Curitiba, a integração temporal é um antigo sonho. Recentemente, um estudo apontou que isso reduziria em até 55% o tempo dentro de ônibus em Curitiba.

Relembre: