(Foto: EBC)

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais nove casos de coronavírus em Curitiba nesta quinta-feira (19). As confirmações são de cinco mulheres e quatro homens com idades entre 22 e 81 anos, que estiveram em São Paulo, Itália e Espanha. Com os novos registros, sobe para 17 o número de casos confirmados na cidade.

Além deles, Curitiba investiga 234 casos suspeitos e já descartou outros 74 casos de pacientes residentes na capital, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS).

Paraná

Além dos 23 confirmados, a Sesa tem atualmente 146 casos em investigação e 122 descartados no Paraná, totalizando 291 notificações. Os municípios de Guaratuba, Paranaguá, Renascença, Arapongas, Faxinal e Toledo ainda não haviam registrado suspeitas da doença.

Outros quatro casos possivelmente serão confirmados em Curitiba. Os pacientes realizaram os testes em laboratórios privados ainda não habilitados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR).

LABORATÓRIOS – A pasta informa que atualmente o Paraná possui dois laboratórios privados habilitados para testagem de coronavírus.

Os profissionais do Lacen/PR seguem em contato com demais unidades a fim de habilitá-las para agilizar o processo de confirmação de casos.

BOLETIM – A pasta informa que o sistema do Ministério da Saúde utilizado para atualização de casos segue instável durante essa semana.

Sem acesso ao sistema, a Sesa não tem como descartar novos casos, tampouco analisar e indicar em quais municípios estão localizados os novos suspeitos.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde e por Secretarias Municipais podem ser divergentes.