Os sites de notícias do Governo do Paraná, administrados pela Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), foram hackeados durante a madrugada deste sábado (16). Diversos sites estão fora do ar, incluindo a Agência Estadual de Notícias (AEN-PR) – principal meio de comunicação do governo. Também está fora o site da Secretaria de Saúde com boletins atualizados do novo coronavírus.

 

Imagem postada nos sites. Foto: Banda B

 

No início da manhã, os sites exibiam a mensagem: “O conhecimento é o caminho para a liberdade! A segurança na internet é uma ilusão, você não está seguro! A firma do underground não para!”. Cerca de uma hora depois, a mensagem foi derrubada e os sites seguem sem acesso.

 

Mensagem atual. Foto: Banda B

 

Entre os sites que estão fora, segue a lista:

sesa.pr.gov.br

funeas.pr.gov.br

aen.pr.gov.br

pia.pr.gov.br

fazenda.pr.gov.br

prevfogo.pr.gov.br

cadin.pr.gov.br

 

Resposta

A Banda B entrou em contato com a assessoria do Governo do Paraná e recebeu a informação que a equipe da Celepar está mobilizada no caso:

“A Celepar obedecendo sua política de manutenção e prevenção de dados que é realizada frequentemente identificou a situação de hackeamento de alguns sites do governo do Paraná. Diretoria e equipe técnica estão integralmente mobilizadas no mapeamento da situação e garantem que não houve perda ou dano com relação a dados de empresas ou cidadãos”, diz a nota.