A Secretaria Municipal de Saúde de Mandirituba está em alerta devido ao aumento no número de casos de coronavírus na cidade da região metropolitana de Curitiba. Em oito dias, foram 22 casos novos da Covid-19, com 30 no total de acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira (3).

(Foto: Reprodução Internet)

 

A médica Marina de Almeida, que faz parte do Comitê de prevenção ao coronavírus na cidade, alertou para este aumento em um curto espaço de tempo. “Muita gente de Mandirituba trabalha em outras cidades e temos uma BR-116 que vem de Fazenda Rio Grande e Curitiba, com isso temos uma transmissão comunitária, com casos em locais diferentes”, descreveu à Banda B.

Segundo a médica, é possível que a cidade esteja perto do pico de casos. “O coronavírus é novo para todo mundo, então fica difícil de prever, porque é uma guerra contra um inimigo invisível. Sinceramente, acredito que o pico da cidade está sendo agora e, se houver um controle rigoroso, a tendência é de diminuir isso”, destacou.

Apesar de não tão distante de grandes centros como Fazenda Rio Grande e Curitiba, Mandirituba tem hábitos interioranos, por isso o cuidado precisa ser redobrado. “Meu apelo é que as pessoas voltem a colocar a mão na consciência e respeitar o isolamento social, só saindo em necessidade. Tivemos um aumento considerável nos últimos oito dias então é preciso se cuidar, no compartilhamento de objetos e tudo mais”, concluiu a médica.

Além dos 30 casos confirmados, são 19 suspeitos e 192 descartados. Sete pacientes se recuperaram e, até o momento, Mandirituba não tem nenhuma morte pela doença.