Moradores do bairro Rio Pequeno, em São José dos Pinhais, contarão agora com diversas atividades voltadas à comunidade, como aulas de iniciação esportiva a crianças carentes de segunda à sexta-feira. Tudo isso em apenas um lugar: a Estação Cidadania, centro esportivo localizado na rua Deputado Ernesto Moro Redeschi, que começou a funcionar neste fim de semana.

Foto: Daniela Sevieri/Banda B

O evento de inauguração do complexo aconteceu na manhã deste sábado (17) e contou com as presenças do prefeito Toninho Fenelon, do vice-prefeito, Thiago Buhrer, do secretário de Esporte e Lazer, Alessandro Hendler, e de centenas de moradores que conferiram as novas instalações do município.

A estrutura, que conta com mais de 3 mil metros quadrados de área construída, inclui um ginásio esportivo, uma pista de atletismo, vestiário e banheiros. Segundo o secretário Alessandro Hendler, diversas atividades esportivas já estão sendo ofertadas à população. “Vamos atender gratuitamente crianças desde os 4 anos, com aulas de Futsal, Basquetebol, Voleibol, Muay Thai, Jiu Jitsu, Atletismo, Ginástica Aeróbica e Ritmos”, explicou em entrevista à Banda B.

Serviços à comunidade acontecer]ao todos os fins de semana – Foto: Daniela Sevieri/Banda B

O prefeito, Toninho Fenelon, também reconheceu a importância do centro esportivo para o desenvolvimento da região. “Investir em esporte e na cultura é a forma com que podemos contribuir para a sociedade, principalmente nessa região. Entregaremos hoje esse grande ginásio de esportes com uma estrutura para todas as atividades. Aqui, trabalharemos com jovens e crianças que poderão ter um futuro melhor”, revelou.

Foto: Daniela Sevieri/Banda B

Um dos maiores incentivadores do projeto, o vereador Luiz Paulo de Lima, comemorou a iniciativa, que foi iniciada em 2015, quando o município enviou a proposta ao Governo Federal. “Antes mesmo de ser vereador eu já havia sugerido esse centro. Hoje tenho o sentimento de dever cumprido e agora temos uma estrutura que ajudará muitas crianças carentes, que futuramente representarão o Brasil nos esportes”, disse à reportagem.

Para o cadastramento nas aulas de atividades esportivas, será necessário um cadastro na Prefeitura de São José dos Pinhais. “Será necessária a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência, além da autorização dos pais em caso de crianças e menores de idade”, acrescenta o secretário Alessandro Hendler.

As atividades esportivas acontecerão de segunda à sexta para toda a comunidade.

Rumo Certo

Além do centro esportivo, a inauguração também contou com mais uma edição do programa municipal ‘Rumo Certo’, que pretende trazer serviços da prefeitura a várias regiões de São José dos Pinhais.

Segundo o vice-prefeito, Thiago Buhrer, a população poderá resolver diversos problemas em apenas um lugar. “Estamos aqui no Riacho Doce para realizar serviços à comunidade. Isso acaba facilitando quem mora nessa região, ainda mais em um dia de folga. Os moradores poderão vir, cada semana em um bairro, com tranquilidade, resolver questões pessoais”, afirmou.