A Prefeitura de São José dos Pinhais publicou, nesta quarta-feira (22), decreto que determina o uso obrigatório de máscaras e autoriza o funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais na cidade. As novas regras começam a valer a partir desta sexta-feira (24).

Foto: Arquivo/Prefeitura de São José dos Pinhais

De acordo com o decreto, o uso da máscara é obrigatório em locais públicos, no transporte coletivo e individual, nos estabelecimentos em geral, inclusive em filas e para o ingresso, permanência ou desempenho de qualquer atividade em repartição pública ou privada.

Sobre os serviços e estabelecimentos comerciais, o documento estabelece que estão autorizados a funcionar desde que adotem algumas medidas de combate à pandemia. Entre elas, estão a priorização do afastamento, sem prejuízo de salários, de empregados pertencentes a grupo de risco, tais como pessoas com idade acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos e gestantes.

Outra medida é a priorização de trabalho remoto para os setores administrativos e a disponibilização de álcool-gel 70% para clientes e funcionários. Máscaras também deverão ser fornecidas para os colaboradores da empresa.

O atendimento de idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes é preferencial e a entrada de pessoas nos estabelecimentos fica limitada a no máximo 50% da capacidade do local. Ainda ficou vedada a prova de itens em lojas de roupas, calçados e confecções.

Continuam proibidos de funcionar estabelecimentos como casas noturnas, bares, tabacarias, academias, cinemas, teatros, casas de eventos, auto escolas, clubes, salões de festas, shoppings centers e cultos religiosos.