A redução do nível do Rio Cotia, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, prejudicou na sexta-feira (24) o abastecimento dos bairros Contenda e Francisco Kuzman e levou a Sanepar a implantar, de forma emergencial, rodízio até segunda-feira (27) em outras regiões da cidade.

Neste sábado (25), a partir das 8 horas, o corte no fornecimento de água afeta os bairros Cachoeira, Campina do Taquaral Agarau, Campo Largo da Roseira e Cotia, com previsão de normalização a partir das 23 horas.

No domingo (26), o desabastecimento tem início às 8 horas no Contenda e Francisco Kuzman, com normalização prevista por volta das 18 horas.

Na segunda-feira (27), volta a ser interrompido o abastecimento dos bairros Cachoeira, Campina do Taquaral, Agarau, Campo Largo da Roseira e Cotia, a partir das 8 horas, com previsão de normalização por volta das 23 horas.

 

Foto: Ike Stahlke/Sanepar

 

CAIXA D’ÁGUA

Só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

RACIONAL

A Sanepar enfatiza que no momento é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que seja priorizado o uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize.

Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água.

Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, a população deve avisar imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.