O feriado prolongado da Independência (7 de Setembro) e da Padroeira de Curitiba (8 de Setembro) altera o funcionamento de diversos serviços públicos e privados. Com a bandeira amarela, os estabelecimentos comerciais estão autorizados a abrir normalmente e cabe a cada setor definir o funcionamento. Os mercados, por exemplo, abrem normalmente. Já os bancos só reabrem na quarta-feira (9).

Foto: Joel Rocha/SMCS

A recomendação da Prefeitura de Curitiba é para que a população siga as medidas de prevenção à disseminação da Covid-19. Manter o isolamento social continua sendo a recomendação do Comitê de Técnica e Ética Médica.

Quem não puder evitar a saída de casa, deve usar máscaras de tecido, ficar distante, no mínimo, 1,5 m de outras pessoas e higienizar as mãos.

Confira o que abre e o que fecha:

Mercados: funcionamento normal

Bancos: fecham de sábado (5) a terça-feira (8). Exceção para a Caixa Econômica Federal, que irá abrir diversas agências no sábado (5), das 8 às 12 horas, para saque do auxílio emergencial e do FGTS. Confira a lista completa das agências abertas clicando aqui.

Shoppings: Com abertura autorizada, os shoppings devem abrir durante os quatro dias do feriado.

As lojas dos shoppings Curitiba e Estação, por exemplo, funcionarão 12h às 22h no sábado. Nos demais dias, das 12h às 20h. Já as praças de alimentação funcionarão nos quatro dias das 12h às 22h.

O Palladium abrirá nos dias 7 e 8 de setembro, 14h às 20h. Já a praça de alimentação, das 12h às 20h.

Transporte Coletivo:

Sábado (5) – linhas serão operadas com horários de domingo, exceto Interbairros IV, Interbairros VI, B.Alto/Sta Felicidade, Pinheirinho/Rui Barbosa, Sta Rita/Pinheirinho, C.Raso/Caiuá, Rio Bonito, C. Comprido/CIC, Riviera, Pinheirinho/Cabral, que operam com tabela de sábado.

Domingo (6) – linhas serão operadas com horários de domingo.

Segunda-feira (7) – linhas serão operadas com horários de domingo.

Terça-feira (8) – linhas serão operadas com horários de domingo.

Missas e parques:

A Catedral Basílica contará com uma programação adaptada em relação aos últimos anos, os fiéis são convidados a acompanhar as duas missas do dia e uma apresentação cultural pelos meios de comunicação.

As missas serão celebradas e transmitidas ao vivo às 10h e às 17h30, pelas redes sociais da Catedral e da Arquidiocese de Curitiba, sem possibilidade de participação presencial.

Parques e outros locais ao ar livre podem ser frequentados para atividades físicas, feitas de forma individual ou a distância, em horários alternativos. Restrições ao uso do estacionamento de locais como o Parque Barigui, Tingui e Tanguá foram reduzidas.

Outras unidades de conservação como o Zoológico de Curitiba e Bosque Reinhard Maack permanecem fechados em razão dos seus espaços favorecerem a formação de aglomerações. Assim como o Memorial Polonês no Bosque do Papa, e o Memorial Ucraniano no Parque Tingui estão fechados.

Mercado da Rua da Cidadania da Matriz e Estacionamento Rui Barbosa:

Fechado na segunda-feira (7) e terça-feira (8).

Mercado Municipal Capão Raso:

Fechado na segunda-feira (7). Funciona das 10h às 20h na terça-feira (8).

Rua 24 horas:

Funciona das 10h às 20h na segunda-feira (7) e terça-feira (8).

Mercado Municipal:

Sábado (5) – atendimento das 8h às 18h;

Domingo (6) – atendimento das 8h às 13h (Restaurantes até 15h);

Segunda (7) – fechado;

Terça (8) – atendimento das 8h às 18h.

Saúde:

Unidades Básicas de Saúde

Fecham na segunda-feira (7) e terça-feira (8) e reabrem na quarta-feira (9).

Caps

Na segunda-feira (7) e terça-feira (8), os Caps II fecham. Os Caps III funcionam somente para pacientes que estão em leito. Na quarta-feira (9)o funcionamento é normal.

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)

Abertas 24 horas.

Armazém da Família: abrem apenas no sábado.

Limpeza Pública:

Coleta Domiciliar (orgânico) – funciona normalmente na segunda-feira (7/9); e nos setores em que a coleta é alternada às terças e quintas, na terça-feira (8/9).

Coleta Seletiva (Lixo Que Não é Lixo) – funciona na segunda-feira (7/9), onde a coleta seletiva é feita apenas uma vez por semana, às segundas; não funciona na terça-feira (8/9).

Varrição Manual – apenas no anel central, com escala de domingos e feriados.

Ecopontos – funcionam normalmente na segunda-feira (7/9); não funciona na terça-feira (8/9).

Coleta vegetal – não funciona na segunda-feira (7/9); funciona normalmente na terça-feira (8/9).

Demais serviços de Limpeza Urbana estão suspensos neste dia. Na quarta-feira (9/9) todos os serviços serão desenvolvidos normalmente.

Serviço Funerário: Atendimento ininterrupto. População deve observar os protocolos de Curitiba contra o coronavírus relativos ao atendimento.

Casa da Mulher Brasileira: funcionamento normal.

Trânsito: na segunda e na terça-feira (7 e 8/9) não haverá fiscalização nas vagas do Estacionamento Regulamentado (EstaR). A fiscalização volta a acontecer na quarta-feira (9/9), das 9h às 19h.