A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) anunciou nesta quarta-feira (27) o retorno de aulas práticas laboratoriais de maneira presencial para cerca de 150 estudantes de oito cursos. A retomada das atividades deve acontecer na próxima segunda-feira (1).

Foto: Reprodução/Instagram

Agronomia, Engenharia Florestal, Farmácia, Gastronomia, Psicologia, Odontologia, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção são os cursos que voltarão a ter atividades presenciais na semana que vem.

Porém, apenas os estudantes com encerramento do curso previsto para o primeiro semestre de 2020 devem participar dessa retomada. A avaliação é de que eles poderiam ser prejudicados caso concluíssem sua graduação sem estas atividades práticas, ou caso adiem sua entrada no mercado de trabalho.

“Fez-se necessário, portanto, para estes casos, um enfrentamento diferenciado”, explica o comunicado que diz ainda que as aulas presenciais seguem suspensas para os demais estudantes.

Medidas

A PUC-PR ressaltou ainda que foram tomadas diversas medidas para receber esses alunos da forma mais segura possível. “Foram mapeados riscos, realizadas adequações estruturais – como instalação de dispensers de álcool gel em todo o entorno de onde vão ocorrer as aulas, reforço na desinfecção de ambientes, demarcação de piso com distanciamento de 1,5 metro nas áreas comuns, restrição do número de pessoas por ambiente, entre outras –, e foram adquiridos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir a segurança dos estudantes e colaboradores”, detalha a universidade.

Além disso, o uso de máscara facial será exigido em todos os ambientes do campus e será realizada triagem presencial de toda a comunidade acadêmica apta ao retorno de suas atividades presenciais.

A decisão do retorno das aulas para esses cursos foi tomada após reunião do Comitê de Acompanhamento de Saúde. Desde o dia 19 de março de 2020 as atividades presenciais na PUC-PR estão suspensas, por conta da pandemia do novo coronavírus.