O transporte coletivo de Curitiba parou às 9 horas da manhã, conforme prometido pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc). A paralisação atinge linhas de ônibus que saem do Centro de Curitiba em direção aos bairros, por isso, diversas regiões da cidade foram afetadas pela paralisação temporária – até as 10 horas.

Protesto de motoristas e cobradores em Curitiba – Foto: Sindimoc

Além da paralisação temporal pela manhã, essa terça-feira foi marcada pelo segundo dia consecutivo que os ônibus de Curitiba e região que houve atrasos na saída das garagens, no fim da madrugada. Hoje, o atraso foi na Auto Viação Redentor. Os ônibus foram segurados até as 5h30. As linhas afetadas atendem Tatuquara e Cic, além do Pinheirinho e Praça Carlos Gomes.

De acordo com o cronograma, os protestos seguem com paralisação agendada, que vai das 9 horas às 15 horas, nas linhas que passam pela região central — ou seja, pelas praças Rui Barbosa, Carlos Gomes, Osório, Zacarias e Tiradentes, além daqueles que passam pela Travessa Moreira Garcez e na Rua Nestor de Castro. Em outros dias, é a vez de outros bairros serem afetados.

O Sindicato dos Motoristas e cobradores (Sindimoc) explica que os ônibus chegarão aos terminais de cada uma dessas regiões e ficarão parados por uma hora. No caso do Centro, a paralisação acontece quando o veículo chega às praças e pontos da região. O ato não será realizado durante os fins de semana e nem mesmo durante o feriado de 7 de setembro.

Mais segurança

Motoristas e cobradores anunciaram nesta segunda-feira (4) o início do uma série de assembleias e mobilizações por mais segurança no transporte coletivo. As paralisações realizadas em porta de garagens, terminais e região central visam convidar trabalhadores e usuários para um grande ato em 20 de setembro, às 15h, na Praça na Rui Barbosa. O sindicato estuda ainda a possibilidade de fazer uma greve geral caso uma solução não seja apresentada pela Urbs. A decisão será tomada dia 21.

Entre as principais reivindicações estão filmadoras com monitoramento online em todos os veículos e medidas como patrulhamento especial e implantação de delegacia especializadas em crimes nos coletivos, como já foi implantado em Porto Alegre/RS.

Testes com as filmadoras estão previstos para iniciar em 15 de setembro, em veículos da Região Metropolitana, ligados à Comec (Coordenadoria dos Municípios da Região Metropolitana). Na Urbs, responsável pelo transporte em Curitiba, até o momento, nenhuma iniciativa foi tomada para viabilizar a medida, embora Lei Municipal 13.885/ 11 determine que sejam instaladas filmadoras em todos os veículos.

Assembleias com trabalhadores

Na madrugada desta segunda-feira (04) foi realizada a primeira assembleia, na Viação Cidade Sorriso. Na terça-feira (05), a assembleia será na Redentor e quarta (06), na São José Filial. Na próxima semana, as assembleias de segunda a sexta-feira, na ordem: Piraquara, CCD, Glória Boa Vista, Mercês e Teffé. O objetivo é ouvir o trabalhador e deliberar as próximas ações.

Represálias

Em represália às paralisações e assembleias iniciadas nesta segunda-feira, o Setransp (entidade que representa as empresas de ônibus) enviou ao Sindimoc ofício ameaçando descontar as horas em paralisações dos salários dos trabalhadores. “Isso só mostra o quanto estão preocupados com seus passageiros e trabalhadores. Certamente os diretores das empresas andam apenas em carros blindados, ou seja, acreditam, ainda, que o problema não é deles, ainda que cada vez mais usuários estejam migrando para UBER e outros tipos de transporte, mais seguros”, lamenta Anderson Teixeira, presidente do Sindimoc, avisando que não se deixará influenciar por ameaças. “Estamos aqui para defender os direitos dos trabalhadores. Caso ocorram represálias, estaremos atuando imediatamente”.

Urbs e empresas

A Urbs anunciou que não foi informada oficialmente a respeito disso e não possui nenhum projeto concreto para a instalação de câmeras nos coletivos. E o sindicato que representa as empresas de ônibus (Setransp) divulgou que vai descontar as horas não trabalhadas por causa dos protestos programados para os próximos dias.

Para amanha (6) está programada uma paralisação as 15h – que vai durar ate as 16 horas no Anel Central (Praças Rui Barbosa, Carlos Gomes, Osório, Zacarias e Tiradentes, Travessa Moreira Garcez e Rua Nestor de Castro). Depois, os protestos voltam na segunda-feira

CRONOGRAMA DE ASSEMBLEIAS E PARALISAÇÕES

05/09 (TERÇA-FEIRA)
– Assembleia de madrugada – Garagem Redentor

– 9h00 – Paralisação de 1 hora no Anel Central – Todos os ônibus que têm ponto nas Praças Rui Barbosa, Carlos Gomes, Osório, Zacarias e Tiradentes, Travessa Moreira Garcez e Rua Nestor de Castro.

06/09 (QUARTA-FEIRA)
– Assembleia de madrugada – São José Filial

– 15h00 – Paralisação de 1 hora no Anel Central (Praças Rui Barbosa, Carlos Gomes, Osório, Zacarias e Tiradentes, Travessa Moreira Garcez e Rua Nestor de Castro)

11/09 (SEGUNDA-FEIRA)
– Assembleia de madrugada – Piraquara

– 9h00 – Paralisação de 1 hora GERAL
– 15h00 – Paralisação de 1 hora GERAL

12/09 (TERÇA-FEIRA)
– Assembleia de madrugada – CCD

– 9h00 – Paralisação de 1 hora nos Terminais: Pinheirinho, CIC, Sítio Cercado, Boqueirão, Carmo, Hauer, Capão Raso e Portão

13/09 (QUARTA-FEIRA)
– Assembleia de madrugada – Glória Boa Vista

– 15h00 – Paralisação de 1 hora nos Terminais: Campo Comprido, Campina do Siqueira, Santa Felicidade, Caiua e Fazendinha

14/09 (QUINTA-FEIRA)
– Assembleia de madrugada – Mercês

– 9h00 – Paralisação de 1 hora nos Terminais: Campo Comprido, Campina do Siqueira, Santa Felicidade, Caiua e Fazendinha

15/09 (SEXTA-FEIRA)
– Assembleia de madrugada – Teffé

– 15h00 – Paralisação de 1 hora nos Terminais: Pinheirinho, CIC, Sítio Cercado, Boqueirão, Carmo, Hauer, Capão Raso e Portão

18/09 (SEGUNDA-FEIRA)
– 9h00 – Paralisação de 1 hora nos Terminais: Santa Cândida, Boa Vista, Cabral, Barreirinha, Bairro Alto, Capão da Imbuia, Centenário e Oficinas

19/09 (TERÇA-FEIRA)
– 15h00 – Paralisação de 1 hora nos Terminais: Santa Cândida, Boa Vista, Cabral, Barreirinha, Bairro Alto, Capão da Imbuia, Centenário e Oficinas

20/09 (QUARTA-FEIRA)
15h00 GRANDE ATO – Concentração na Praça Rui Barbosa e passeata

21/09 (QUINTA-FEIRA)
DEFINIÇÃO DO DIA DA GREVE GERAL

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Ônibus param no Centro de Curitiba por uma hora pela manhã; e amanhã tem mais

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.