Você pode ver um problema e ficar inerte ou você pode decidir fazer a diferença. O professor de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFPR), Fernando Molin, escolheu a segunda opção. Ele percebeu uma dificuldade do Sistema Único de Saúde (SUS) em conseguir álcool em gel e, com seis alunos de pós-graduação e dois de graduação, passou a produzir o produto para entregar as unidades hospitalares.

(Foto: Divulgação)

 

O projeto consiste em transformar álcool absoluto, com mais de 92% , em álcool gel 70. Até agora, já foram 600 litros distribuídos ao SUS de Curitiba e região metropolitana. “Estamos fazendo essa produção para a doação na Rede SUS. Fizemos isso após vermos noticiais de que faltavam equipamentos de higiene básica para os profissionais da saúde. Isso nos deu uma certa angústia e, com isso, vi que tínhamos estoque de álcool e iniciamos a produção”, descreveu à Banda B.

O professor destacou que há escassez de álcool no mercado e, com isso, doações têm sido importantes. “Começamos a divulgar esse trabalho e isso já nos rendeu algumas doações, de polímeros e de etanol para a gente continuar a produção de álcool em gel. Somos uma equipe de nove pessoas que estamos à frente deste trabalho aqui na UTFPR”, explicou.

Para doar, basta entrar em contato com o professor Fernando Molin no email: [email protected]