(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

 

A Prefeitura de Curitiba lançou nesta sexta-feira (11), às 13h, no Parque Náutico do Boqueirão, o Verão Curitiba 2019. As atividades recreativas e de lazer vão até 24 de fevereiro, sempre aos sábados e domingos, das 13h às 19h, e, além do Parque Náutico, ocorrerão no Barigui, Passaúna e Lago Azul.

Para o lançamento do Verão Curitiba nesta sexta foram programadas algumas atividades aquáticas especiais. Foram feitas oficinas de canoa havaiana, clínica de nautimodelismo (pequenos barcos), de iatismo e prancha à vela.

Também houve desfile náutico de iatismo e stand-up paddle, gincana competitiva entre equipes de canoa havaiana e regata de nautimodelismo no Parque Náutico, que passou por obras de reforma da Prefeitura recentemente.

A atividade também marcou a inauguração da Praça do Circo no Parque Náutico. A primeira apresentação aberta ao público será às 20h30 desta sexta-feira. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 10 (meia).

Verão Curitiba 2019

A coordenação do Verão Curitiba é da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), mas as ações envolvem outras áreas da Prefeitura, como o Meio Ambiente, que fará ações de educação ambiental e de proteção animal nos eventos.

Já os profissionais da Saúde vão dar orientações em relação à dengue, leptospirose, febre amarela e raiva. Nos parques Passaúna, Náutico e Lago Azul será apresentado, ainda, o programa Escute o Seu Coração, com dicas sobre atividade física, alimentação saudável, controle do tabagismo. No Lago Azul também será tratado o assunto planejamento familiar.

Saúde Bucal é tema também das ações educativas no Passaúna e Lago Azul. No Parque Náutico, haverá, ainda, orientações sobre cuidados com temperaturas altas e a exposição solar.

A Secretaria Municipal da Educação está com uma programação especial de férias nos Faróis do Saber de praças, e a Fundação Cultural de Curitiba vai participar do Verão Curitiba com atividades circenses e culturais.

Para garantir a segurança do público, a Secretaria da Defesa Social e Trânsito vai reforçar o efetivo da Guarda Municipal nos parques.

“O Verão Curitiba é mais uma iniciativa da Prefeitura para colocar as pessoas em movimento e fazer com que aproveitem os espaços da cidade. Curitiba o ano todo incentiva a cultura, o esporte, o lazer e a arte apoiando a prática de atividades saudáveis. Isso melhora a qualidade de vida da população”, diz o secretário do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Emílio Trautwein.


Atividades do Verão Curitiba

Nos fins de semana, até o dia 24 de fevereiro, serão feitas as seguintes atividades nos quatro parques:

– Apresentações circenses no Parque Barigui e Parque Náutico do Iguaçu, por meio do programa Praça do Circo.

– Oficinas e apresentações artísticas, culturais e musicais com alunos e professores da 36ª Oficina de Música de Curitiba.

– Atividades esportivas, com empréstimo de materiais para a prática de vôlei de praia, futebol de areia, badminton, além da realização de torneios e minicampeonatos de diversas modalidades esportivas.

– Jogos e atividades recreativas, jogos de tabuleiro e empréstimo de materiais para a prática de frescobol, perna de pau e esqui de grama, além de algumas brincadeiras com água para refrescar.

– Atividades do projeto Jogos do Piá, com a realização de oficinas e empréstimo de materiais para a prática de pingue-pongue, betes e rolimã.

– Ações educativas com orientações para a prática de atividade física, segurança alimentar e nutricional, preservação ambiental, cuidados com animais, informações turísticas e dicas de saúde para a melhoria da qualidade de vida, além de pontos para descarte de lixo eletrônico.


Locais

Parque Barigui – Av. Cândido Hartmann – Santo Inácio (ao lado do Museu do Automóvel)

Parque Náutico – Av. Marechal Floriano Peixoto – Boqueirão

Parque Passaúna – R. Ângelo Marqueto, 2528 – Augusta (prainha do lago próxima ao mirante)

Parque Lago Azul – R. Colomba Marlin, 476 – Augusta