(Foto: Divulgação)

O Procon de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, lançou nesta quarta-feira (13), na sede da Associação Comercial, o Programa Nome Limpo, iniciativa que visa auxiliar pessoas que estejam inscritas em algum cadastro de proteção ao crédito (como Serasa e SPC) devido dívidas. O Procon irá fazer mutirões para renegociar dívidas dos interessados com as empresas para que essas pessoas voltem a ter crédito e o comércio local ganhe força com as compras de final de ano.

Esse esforço do Procon já era realizado na cidade, mas tinha como público-alvo apenas os mutuários da Companhia Municipal de Habitação (Cohab) e que estavam na fila para comprar a casa própria e não conseguiam financiamento por estarem negativadas. Com o sucesso da iniciativa, percebeu-se a possibilidade de estender a ação.

“Essa ampliação de atendimento já estava nos planos do Procon. Acreditamos que vai ser benéfico tanto para o consumidor, quanto para o comerciante local, pois a volta do crédito irá fomentar as compras e auxiliar nesse período de final de ano que as pessoas recebem 13º”, comenta o coordenador do Procon de Araucária, Allan Kelvyn da Silva Wotcoski.

Segundo estimativa do órgão, os acordos podem trazer bons resultados, com possibilidade de redução de cerca de 80% dos valores devidos em algumas situações, conforme negociação e aceite da empresa contatada. O Programa Nome Limpo faz a intermediação em casos diversos de inadimplência que tenham como resultado o nome sujo, mas não atende situações de inquilinato.

Quem quiser mais informações sobre o programa pode se dirigir até a sede do Procon, localizado na Rodovia do Xisto, 5815. O telefone do serviço é o 0800 643 2834. A documentação necessária para dar andamento ao processo de intermediação com as empresas para limpeza do nome é: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de pagamentos anteriores da dívida (o que já foi pago, com: recibos e notas fiscais) e dados do fornecedor (nome completo, endereço com CEP, CNPJ).