Problemas na distribuição pelo Governo Federal, faz São José dos Pinhais elabor escala de vacinas
Para organizar a distribuição de vacinas no município, uma vez que o Ministério da Saúde não tem enviado a quantidade necessária para atender toda a demanda, a Secretaria de Saúde organizou um calendário para poder atender de forma igual todo o município com as doses disponíveis.

(Foto: Divulgação)

 

A BCG já vinha sendo distribuída de acordo com calendário vacinal elaborado pelo Departamento de Atenção Primária e Divisão de Vigilância Epidemiológica como forma de otimizar as doses, mas infelizmente o calendário de BCG de julho a partir de 22/07/2019 foi suspenso, pois de acordo com a nota informativa nº 107/2019 do Ministério da Saúde a BCG está em desabastecimento devido as vacinas do laboratório Serum Institute of India estarem aguardando liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – INCQS.

Segundo a nota do Governo Federal a previsão de liberação seria para junho, mas o município recebeu apenas 30 doses da vacina do laboratório Fundação Ataulpho de Paiva. As unidades de saúde recolherão os dados pessoais dos pacientes que procurarem pela vacina BCG e estarão entrando em contato posteriormente quando a vacina estiver liberada e disponível nos estabelecimentos de saúde.

O município também recebeu um quantitativo menor de doses da vacina Poliomielite Oral (VOP) que terá distribuição regularizada até o final do mês de julho. No entanto, também como forma de otimizar a vacina em decisão conjunta entre Departamento de Atenção Primária e Divisão de Vigilância Epidemiológica foi organizado um calendário de vacinação contra a Poliomielite que será disponibilizado mensalmente no portal da Prefeitura de São José dos Pinhais para acesso da população.

A Secretaria de Saúde também informa que de acordo com a nota informativa nº 107/2019 do Ministério da Saúde a vacina Pentavelente está aguardando liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e por esse motivo vai entrar em desabastecimento no mês de agosto de 2019.

Para conferir o calendário de vacinação clique aqui.