O primeiro parque para cães do Paraná será inaugurado neste domingo, dia 1° de dezembro, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Localizado no bairro Emiliano Perneta, no Parque Linear do Rio Atuba, o ParCão terá espaço privativo para a recreação de cães, com pista de ‘agility’ em área cercada, brinquedos e circuito. Haverá também bebedouro canino e estrutura exclusivamente desenvolvida para lazer e passeios com cães, com garantia de segurança para animais e seres humanos, já que o parque contempla também uma área para recreação infantil.

 

A tutora da cadela Amora, Vanilza Pereira de Oliveira Graciano, de 47 anos, frequenta alguns espaços semelhantes em Curitiba e disse que o de Pinhais parecer ser mais interessante. “Achei mais seguro pelas fotos que eu vi. Vai ser bem legal para levar os cachorros e tudo mais. Está ficando muito lindo. Não vejo a hora de levar os ‘pequenos’ lá”, descreveu.

Cadela Amora ao lado do filho de Vanilza: “Vamos frequentar o Parcão”

A secretária Municipal do Meio Ambiente, Rosana Boeira, explicou à Banda B como o parque funcionará. “É um espaço de 10 mil metros com equipamentos para as atividades caninas. Além disso, os tutores também terão um espaço para as crianças. É para a família toda passar um dia interessante no parque”, descreveu.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Obras Públicas, fica em um espaço que antes era de ocupação irregular. “As famílias foram realocadas e temos um parque reintegrado ao Rio Atuba. Antes, se tinha aqui um espaço para descarte irregular. O ‘ParCão’ é o primeiro espaço deste parque linear, que percorre todo o rio”, destacou.

No dia da inauguração uma programação está sendo preparada. Será ofertada microchipagem para 300 animais, o Detran apresentará uma campanha de prevenção ao atropelamento de animais e a Prefeitura de Pinhais campanhas educativas sobre guarda responsável. Durante o evento, também haverá feira de adoção e um desfile para escolha do cão de maior e menor porte e o mais carismático (todos acima de um ano e meio).

Por fim, a secretária destacou o trabalho intenso da Pasta na questão da população canina de Pinhais. “Temos uma Divisão de Bem Estar Animal que acompanha o crescimento e a evolução deles, com trabalhos em curto, médio e longo prazo. Elas vão desde feiras de adoções até palestras de conscientização”, resumiu.

Parque Linear do Atuba

Os parques lineares às margens dos rios existentes em Pinhais aliam o respeito ao ser humano, ao realocar as pessoas que moravam em situação de risco, a preservação ambiental com a recuperação da vegetação, e cria espaço para a prática esportiva, de lazer e de recreação. Atualmente a Prefeitura de Pinhais realiza a construção do Parque Linear às margens do Rio Atuba, na divisa com Curitiba, no bairro Emiliano Perneta, sendo que a primeira parte, no bairro Estância Pinhais, já foi concluída. Nesta fase em construção, tem extensão aproximada de 2 km, compreende o trecho entre a Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR 415) até a Rua Apucarana.